Dia da Mulher: Relembre as princesas mais empoderadas da Disney

Por - 07/03/22 - Última Atualização: 8 março 2022

Fotomontagem Elsa e MulanDivulgação/Disney

Os clássicos desenhos da Disney são capazes de encantar gerações e emocionar pessoas de todas as idades. As obras nos dão lições de coragem, empatia, bondade, amor, entre outras coisas tão necessárias nos dias atuais.

Leia+: Disney+ prepara estreia de “Red: Crescer é uma Fera”

E por falar em dias atuais, já se foi o tempo em que mulheres precisavam ficar presas no alto da torre esperando ser salvas pelo príncipe encantado no cavalo branco.

Com a crescente mudança na sociedade, a Disney também foi mudando seus filmes e introduzindo cada vez mais princesas fortes, guerreiras, sem medo de ir à luta e que não dependem de homem para coisa alguma.

Leia+: Confira o novo trailer e pôster de ‘Lightyear’

E como 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, nós do OFuxico relembramos as princesas mais empoderadas da Disney porque mulheres podem e devem ser o que quiserem e o importante não é “desprincesar” as meninas, e sim empoderar as princesas, o que a Disney vem fazendo com perfeição.

CONFIRA!

Mulan

Apesar de não ser oficialmente da realeza, Mulan é considerada uma princesa pela sua força e garra. A personagem se vestiu de homem para lutar na guerra no lugar do pai e a China inteira se curvou diante dela.

Mulan prova que as mulheres podem fazer tudo o que os homens fazem e merecem o mesmo respeito e a mesma honra.

Mulan lutou na guerra no lugar de seu pai
Mulan lutou na guerra no lugar de seu pai – Foto: Divulgação/Disney

Elsa

Elsa, na verdade, é uma rainha. Mas também merece aparecer nessa lista. Isso porque a jovem é obrigada a governar um reino desde cedo.

A personagem também mostra que não é legal casar com alguém que acabamos de conhecer e que nenhuma mulher precisa de um relacionamento amoroso para ser feliz. Além disso, a loira nunca abriu mão de ser ela mesma, sem se importar com o pensamento dos outros.

Elsa ensina a importância de ser quem somos
Elsa ensina a importância de ser quem somos – Foto: Divulgação/Disney

Moana

Outra princesa que também não tem nenhum interesse amoroso é Moana. A jovem segue o chamado do seu coração e se joga em uma aventura sozinha para descobrir a história do seu povo.

A princesa deseja ir onde ninguém nunca foi antes. Ela se pergunta o quão longe se pode ir…e vai, mesmo com medo. Como diz a música principal do filme “o horizonte me pede para ir tão longe. Será que eu vou? Ninguém tentou”.

Moana mostra que coragem não é não ter medo, e sim ir com medo mesmo
Moana mostra que coragem não é não ter medo, e sim ir com medo mesmo – Foto: Divulgação/Disney

Raya

A princesa tem que aprender a se virar sozinha e se torna muito independente, mostrando que mulheres independentes podem tudo.

Mesmo com toda sua força, Raya nunca perde sua fé na magia e também encanta a todos com o seu grande carisma. Além disso, a personagem mostra que mulheres podem ser o que quiserem.

Raya tem muita força e garra, mas sem perder o carisma
Raya tem muita força e garra, mas sem perder o carisma – Foto: Divulgação/Disney

Tiana

Tiana sempre teve o sonho de abrir o seu próprio restaurante e trabalha duro para conseguir o que quer. A princesa chega a trabalhar em dois empregos ao mesmo tempo.

Por mais difícil que possa parecer, ela não desiste de realizar o seu sonho, ganhar o seu próprio dinheiro e se tornar independente.

Tiana ensina a não esperar por ninguém na hora de realizar os nossos sonhos
Tiana ensina a não esperar por ninguém na hora de realizar os nossos sonhos – Foto: Divulgação/Disney

Esmeralda

Esmeralda é praticamente um ícone feminista. A princesa é muito lutadora e defende as causas sociais. Além disso, ela espera alguém que a ame e a aceite como a mulher livre que ela é.

Uma das cenas mais icônicas do filme “O Corcunda de Notre Dame” é quando Frollo manda Esmeralda ficar em silêncio e ela responde em alto e bom tom “JUSTIÇA”, mostrando que ninguém calaria a sua voz.

Esmeralda não deixa ninguém calar a sua voz
Esmeralda não deixa ninguém calar a sua voz – Foto: Divulgação/Disney

Pocahontas

A princesa possui um espírito extremamente livre e rejeita com todas as forças um casamento arranjado. Pocahontas sempre segue a sua intuição e não precisa de ninguém para salvá-la.

Além disso, a índia defende o seu povo bravamente e luta com unhas e dentes pelo direito de escolher o quer quer para o seu futuro.

Pocahontas possui um espírito livre e sempre segue a sua intuição
Pocahontas possui um espírito livre e sempre segue a sua intuição – Foto: Divulgação/Disney

Jasmine

Jasmine não se submete a ordens de homem nenhum, mesmo esse homem sendo o seu próprio pai. O sultão deseja arranjar um casamento para a filha, mas a jovem bate o pé até o final para poder se casar com quiser.

“Eu não sou um prêmio a ser ganho”, diz ela em determinada cena. Jasmine também deseja escolher o seu próprio futuro e luta muito para isso.

Jasmine não se submete a ordens de homem nenhum
Jasmine não se submete a ordens de homem nenhum – Foto: Divulgação/Disney

Bela

A Bela pode ser considerada a primeira princesa feminista da Disney, mas bem de leve. Afinal, a história se passa em 1800.

Mesmo assim, Bela é uma garota bem à frente do seu tempo. A jovem é uma leitora ávida e defende que mulheres devem pensar e formar opiniões por si próprias.

Bela é uma moça muito a frente de seu tempo
Bela é uma moça muito a frente de seu tempo – Foto: Divulgação/Disney

Acompanhe abaixo a nossa Live de ofertas do Dia Internacional da Mulher. Para conferir as melhores ofertas, CLIQUE AQUI !

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,