Dia da Sogra: As personagens marcantes do entretenimento

Por - 28/04/21

João Miguel Júnior/Globo e Divulgação

Nesta quarta-feira (28), é comemorado o Dia da Sogra no Brasil. Essa integrante de muitas famílias por aí, apesar de ainda enfrentar brincadeiras, piadas de mau gosto e machistas, marca presença nas mais variadas obras do entretenimento até os dias atuais.

Mesmo com características tão clichês e caricatas, as sogras são partes essenciais em novelas, filmes, séries internacionais e nacionais, sendo lembradas nas rodinhas de conversas.

Para homenagear a data, relembramos aqui algumas personagens das telinhas e telonas inesquecíveis, seja pela maldade ou bondade.

Dia Mundial do Livro: Veja obras que foram parar nas telas

Vem conferir!

 

Maria Marta (Lilia Cabral) – Império

Lilia Cabral viveu Maria Marta em Império

Atualmente em reprise no horário das 21h, mesma faixa na grade da Globo em que foi exibida originalmente, a trama apresentou a fria madame que vive um casamento de fachada com José Alfredo (Alexandre Nero), paparica o filho mais velho e atormenta a vida da nora, Danielle (Maria Ribeiro).

Dona Nenê (Marieta Severo) – A Grande Família

Marieta Severo e Marco Nanini eram o fofo casal Nenê e Lineuzinho

Em A Grande Família, a estrela interpretou a doce Dona Nenê, esposa de Lineu (Marco Nanini) e mãe de Bebel (Guta Stresser) e Tuca (Lucio Mauro Filho). Sempre prezando pelo bem-estar da família, com muito sentimento maternal, ela gostava de ter o pessoal por perto e até ajudava o genro, Agostinho (Pedro Cardoso), um cara encostado e que gostava de se dar bem fazendo o mínimo, a se livrar das fúrias do sogrão.

Além de ser uma sogra péssima, Sophia foi a grande vilã da trama

No entanto, a atriz se transformou em O Outro Lado do Paraíso, novela de Walcyr Carrasco, para encarnar a maléfica e gananciosa Sophia. Quando o filho Gael (Sérgio Guizé) começa a namorar Clara (Bianca Bin), ela não gosta nem um pouco da moça ser pobre. Entretanto, tudo muda assim que ela descobre que as terras onde a nora vivia possuem uma jazida de esmeraldas, tenta convencê-la a autorizar a exploração da pedra preciosa. Clara não topa e a raiva da sogra se instaura. Determinada a ter as pedras a qualquer custo, ela foi capaz de matar pessoas e até mesmo mandar a nora para um hospital psiquiátrico com um laudo médico falso.

Viola Fields (Jane Fonda) – A Sogra

No divertido filme de 2005, com toques bem caricatos daquela sogra chata, Jane Fonda faz um inferno na vida de Charlotte (Jennifer Lopez), por quem Kevin (Michael Vartan), filho de Viola, se apaixona.

O problema é que ela é demitida do emprego e, ao se encontrar sozinha, fica com medo de perder o filho para sempre, já que foi aquela mão mega protetora. Para não deixar isso acontecer, faz de tudo para atrapalhar os planos do casal.

Oscar 2021: Confira todos os ganhadores da noite!

Olívia (Bete Mendes) – Flor do Caribe 

Bete Mendes era a doce Olívia em Flor do Caribe

Esposa de Chico (Cacá Amaral) e mãe de Cassiano (Henri Castelli) e Taís (Débora Nascimento), ela é uma mulher de fibra e tranquila. Sabe, como ninguém, lidar com o marido turrão, cuida muito bem do neto e sempre torce pela vida amorosa entre Cassiano e Ester (Grazi Massafera).

Lisa Metzger (Meryl Streep) – Terapia do Amor

Rafi Gardet (Uma Thurman) é uma mulher de 37 anos, recém-divorciada e residente em Nova York. Ela acaba se envolvendo com um rapaz mais novo, David Bloomberg (Bryan Greenberg). Mas a reviravolta acontece quando descobre que sua terapeuta, Lisa Metzger, é a mãe do namorado. Nada feliz com a situação, Lisa passa a perturbar a vida a dois do filho e da nora usando a psicanálise.

Lorraine (Sarah Greene) – Normal People

A série da Hulu, lançada em 2020, pode ser assistida no “Amazon Prime Video” a partir de uma assinatura a parte do canal “StarzPlay” e apresenta uma história bem próxima do real sobre dois adolescentes que se apaixonam e enfrentam as adversidades da vida.

Nessa narrativa, há espaço, claro, para Lorraine, mãe do protagonista, que o teve ainda nova e aprendeu a administrar a vida deles ainda jovem, dando apoio, liberdade e abraçando a nora com muito amor, algo que ela não recebe da própria mãe.

Laksmi (Laura Cardoso) – Caminho das Índias

Laura Cardoso foi uma pedra no sapato da nora em Caminho das Índias

A saudosa Laura Cardoso deu um show ao viver a matriarca indiana que fez da vida de Indira (Eliane Giardini) um rebuliço gigantesco. Ela era reprovada pela sogra em todas as suas ações: desde a maneira de cozinhar até a criação dos filhos. Vê se pode?!

Netflix anuncia data de estreia de A Barraca do Beijo 3

---

Tags: ,