Dia de Rita Lee: São Paulo ganha data para homenagear cantora
Por Raphael Araujo - 18/07/24 às 15:24
A cantora Rita Lee, um dos maiores nomes da música brasileira, sempre exaltou São Paulo, sua cidade natal. Nascida na Vila Mariana, Rita morreu em 8 de maio de 2023. Agora, um ano após sua morte, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma lei que institui o Dia de Rita Lee no calendário oficial da capital paulista.
Jão, Rita Lee, Normani e mais nos lançamentos da semana
Aprovação da Lei
A Lei nº 18.151, publicada em 2 de julho no Diário Oficial, determina que 22 de maio será o Dia de Rita Lee em São Paulo. O projeto, de autoria do vereador Celso Giannazi (PSOL), escolheu a data em homenagem ao dia em que Rita comemorava seu aniversário.
Embora tenha nascido em 31 de dezembro, a cantora decidiu mudar a data durante a pandemia de Covid-19. “Nunca tive uma festa minha. É sempre ‘hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser’. Não, uma festa só pra mim! Eu escolhi [essa data] porque é o dia de Santa Rita de Cássia”, explicou Rita em uma entrevista ao Fantástico em 2020.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Dia de Rita Lee já está em vigor
No site oficial da Câmara Municipal, o Estado divulgou a inclusão da data no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo: “Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia de Rita Lee, a ser comemorado anualmente em 22 de maio. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Câmara Municipal de São Paulo, 11 de julho de 2024”.
Homenagem do viúvo
Roberto de Carvalho, músico e viúvo de Rita, comemorou a notícia. Ele postou em seu Instagram um trecho da lei, acompanhado de muitos emojis de estrela e coração, demonstrando sua alegria e emoção.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.