Dia Internacional da Mulher: Elas mandam bem no Rock. Confira!
Por Redação - 08/03/23 às 15:20
Nesta quarta-feira, 0 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela ONU em 1975, ano que marcou acontecimentos ligados a direitos básicos das mulheres.
E por ser um dia especial, OFuxico relembra 10 mulheres que são a marca registrada do Rock, nacional e internacional, que quebraram barreiras diferentes épocas e mandaram bem, eja na guitarra ou no vocal, liderando bandas tão incríveis quanto elas.
Confira:
Rita Lee
A gente começa com a Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee. Paulistana, ela é uma artista completa, foi integrande dos grupos “Tutti-Frutti” e “Os Mutantes”. Revolucionou a música e a sociedade, trazendo em suas canções ironias e a reinvidicação da independência feminina que era tão almejada. Criou músicas sobre tudo, coo “Lança Perfume”, “Ovelha Negra”, “Orra Meu”, “Miss Brasil 2000”, entre outras. Em 1995, Rita Lee abriu os shows dos Rolling Stones no Brasil e, em 1998 lançou seu “Acústico MTV”, sucesso absoluto .Lançou livros e nunca deixa de fazer parte das rádios e dos aparelhos de música de todos nós.
Janis Joplin
A voz rouca e inconfundível que nos deixou tão cedo. Janis Joplin foi uma das maiores influências femininas do rock nos anos 1960 e ficou conhecida como a “Rainha do Rock ‘N’ Roll”. Ela é a primeira referência quando falamos do rock da década. Pioneira na época, teve uma vida intensa e cantou hinos como “Piece Of My Heart”, “Cry Baby” e “Summertime”, entre tantas outras canções.
Cassia Eller
Cássia Eller chegou para nós nos anos de 1990. Uma voz diferente, marcante que deixou saudade. Lançou 5 álbuns de estúdio, entre eles, o Acústico MTV, em 2001, que lhe deu o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Rock”. Nos últimos meses viva, fez uma apresentação insuperável no “Rock In Rio 2001”.
Paula Toller
Com uma beleza que, como dizem, a cada ano que passa fica melhor, tal como o vinho, Paula Toller líder do Kid Abelha desde o começo, até o fim da banda em 2015. A banda vendeu quase 10 milhões de discos no país e Paula segue em carreira solo.
Tina Turner
Um arraso no que diz respeito a mulher independente e uma voz que é ovacionada por onde passa. Tina começou sua carreira em meados de 1950. Na década de 1960 ela fez o maior sucesso com o duo “Ike & Tina Turner”, com “A Fool in Love” e “Proud Mary”. Turner se tornou referência e definiu o novo tipo de cantora negra, que influenciou muitas outras cantoras maravilhosas.
Cindy Lauper
Com estilo único, Cindy Lauper é uma das maiores referências dos anos 1980. O seu maior hit “Girls Just Want To Have Fun” levou 3 discos de ouro e 2 de platina. Hoje está na 120ª posição na lista das “500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll”, do Rock And Roll Hall of Fame. O videoclipe da música é considerado pela MTV, o “39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos”.
Annie Lennox
Annie Lennox é a voz do duo Eurythmics, que têm uma das músicas mais tocadas até hoje, no mundo: “Sweet Dreams”. A cantora também lidera a defesa de causas sociais, com uma ONG para pessoas vítimas do vírus HIV na África.
Marie Fredriksson
Marie Fredriksson foi a vocalista do famoso duo sueco Roxette, que emplacou 12 canções no Billboard Hot 100, incluindo 4 vezes no topo! Ela morreu em dezembro de 2019, aos 61 anos, por conta de um câncer no cérebro. Mas seus sucessos ficaram, como “It Must Have Been Love”, “Listen To Your Heart”, “Spending My Time” e “The Look”.
Amy Lee
Amy Lee é co-fundadora e vocalista da banda Evanescence. Singles que marcaram foram “Bring Me To Life”, “My Immortal”, “Going Under”, “Call Me When You’re Sober”, entre tantos outros. No ano de 2014, Lee anunciou seu primeiro trabalho solo ao lado do violinista Dave Eggar. Ela fez a trilha sonora para o filme independente “War Story”. Além disso, Amy realizou alguns concertos acústicos.
Pitty
Pitty é um dos maiores nomes do Rock Nacional. Em 1997, começou a despontar na música, tocando bateria na banda de Punk Rock Shes. Em 1998, ela estreia no vocal da banda de Hardcore, Inkoma, se tornando extremamente popular. Já em 2002, a convite do produtor musical Rafael Ramos, teve um disco produzido por ele. A partir do ano seguinte, ela lançou hits marcantes como “Máscara”, “Admirável Chip Novo”, “Teto de Vidro”, “Equalize”, “Me Adora”, “Setevidas”, “Te Conecta”, entre outros.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.