Dia Mundial Sem Tabaco: Quais famosos largaram o vício em cigarro

Por - 31/05/20

Divulgação/TV Globo

Desde 1987, o dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal. 

Politicamente incorreto, o cigarro tem presença marcante na TV e não é de hoje! Nos anos 1970 era símbolo de sedução e de glamour. Nos anos 80, fumar passou a ser elemento de composição do personagem e ter um cigarro na mão era rotineiro na teledramaturgia. Já na década de 90, a onda antitabagista emplacou de vez. 

Uma Lei Federal de 1996 mudou o cenário do tabaco e passou a restringir por horário a imagem de cigarro na TV em propagandas. As empresas fabricantes de cigarros não puderam mais patrocinar eventos culturais e a TV se viu diante da necessidade de cortar a "glamourização" do cigarro. Nos escassos casos em que apareciam, as cenas com cigarro tinham a função de discutir ou até mesmo criticar o tabagismo.

Em Andando nas Nuvens e em Suave Veneno, ambas exibidas em 1999, a Lei parece ter ficado de lado. O jornalista estereotipado Chico Mota, vivido por Marcos Palmeira, era praticamente uma chaminé ambulante. Ex-fumante, o autor da trama, Euclydes Marinho, quis mostrar como é largar o hábito. 

Chico Mota tentava largar o cigarro, mas toda vez que briga com a namorada, vivida por Deborah Bloch, que tinha hábitos saudáveis, volta ao vício.

Palmeira detesta cigarro e já recusou outros papéis de fumantes. Para que ele vivesse o jornalista, a produção comprou maços de Honey Rose, um cigarro inglês sem nicotina e alcatrão. Vale destacar que, mesmo assim, ele reclamava do cheiro que exalava. 

Nana, interpretada por Nívea Maria em Suave Veneno, também fumava compulsivamente. Aguinaldo Silva explicou, na época, que o vício da personagem surgiu devido a um "impasse ficcional", porque ele precisava que ela e Eleonor (Irene Ravache) parassem em um botequim para ver os painéis de Eliseu (Rodrigo Santoro).   

"Por que duas mulheres de classe alta entrariam em um boteco? A única saída que veio foi fazer da Nana uma fumante", explicou.

Nívea Maria, que era fumante, porém bem mais comedida que a personagem, recebia críticas nas ruas pelo fato de Nana fumar muito. O cigarro fumado em cena era de uma marca fictícia. O pacote, na realidade, era recheado com Marlboro Lights, a marca consumida pela atriz. Detalhe: Aguinaldo Silva é um antitabagista inveterado.  

Cena de Duas Caras

Em meados nos anos 2000, a situação voltou a afrouxar. Em Duas Caras (2007). Sílvia, vilã da trama vivida por Alinne Moraes, dava seus tragos com frequência. Na época, a atriz fumava. Parou em 2013. Quando a Globo passou a ocupar a faixa das 23h com a teledramaturgia, o cigarro voltou com tudo. 

Aprovada em 2011, mas vigorada somente a partir de dezembro de 2014, a Lei Antifumo nº 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo. Mas diz que atores podem fumar em gravação de filmes ou novelas, se isso for necessário à produção da obra.

  

Relembre outras cenas e personagens:

 

Final Feliz (1983)

Quase todos os personagens fumavam. Por meio da personagem Lucinha (Cissa Guimarães), a autora Ivani Ribeiro promoveu uma campanha antitabagismo na trama, contrariando o merchandising de fabricantes de cigarro, até então habitual nas telenovelas.

 

O Fim do Mundo (1996)

Na novela de Dias Gomes, José Wilker era o Sebastião Socó, plantador de tabaco, proprietário da Socó S.A., e conhecido como o Rei do Fumo. Suplente de um deputado federal em Brasília, era um dos homens importantes da fictícia cidade de Tabacópolis.

 

Presença de Anita (2001)

José Mayer em cena de Presença de Anitta

Nando, personagem de José Mayer, fumava como se não houvesse amanhã. Só um pequeno detalhe: Mayer havia parado de fumar dois anos antes de iniciar as gravações da minissérie de Manoel Carlos.

 

Se Nada Mais Der Certo (2008)

Cauã Reymond em cena de Se Nada Mais Der Certo

Para interpretar o protagonista, que bebia e fumava, Cauã Reymond, total geração saúde, parou de malhar e teve que aprender a fumar. Foi opção dele. O ator percebeu que não poderia, simplesmente, fingir que estava fumando em cena e correr o risco de tossir, engasgar. A bebida, ele contou, não o viciou. Mas para o cigarro, precisou de muito autocontrole.

 

O Astro (2011) 

Henri Castelli em cena de O Astro

Felipe, o bissexual vivido por Henri Castelli, também era uma chaminezinha.

 

O Caçador (2014)

Cauã Reymond em cena de O Caçador

André, o ex-policial interpretado por Cauã Reymond, estava sempre fumando. Quando a série foi exibida, o ator usou suas redes sociais para explicar que os cigarros eram cenográficos.

"Como não fumo, a produção providenciou cigarros cenográficos, sem nicotina. Sorte minha!", escreveu.

 

O Rebu (2014)

Cássia Kiss em O Rebu

O cigarro parecia praticamente como um personagem a parte na grama. As personagens Gilda (Cassia Kis) e Angela (Patrícia Pillar) não apareciam em cena sem dar um trago.

 

O Outro Lado do Paraíso (2017)

Grazi Massafera em O Outro Lado do Paraíso

Lívia, papel de Grazi Massafera, estava sempre com cigarro na boca. Dava a ideia de algo compulsivo, num misto de prazer e vício. 

 

Treze Dias Longe do Sol (2017)

Gilda (Debora Bloch), diretora-financeira da construtora do prédio que desabou deixando mortos e feridos, descontava no cigarro a tensão e as frustrações da vida pessoal e profissional. 

A Dona do Pedaço (2019)

Reynaldo Gianecchini em cena de A Dona do Pedaço

Uma gafe na trama de Walcyr Carrasco, chamou atenção dos telespectadores e acabou virando piada na internet. Na cena, Régis, personagem de Reynaldo Gianecchini, aparecia fumando um cigarro apagado, enquanto conversava com Jô (Agatha Moreira) conspirando contra Maria da Paz e Amadeu. 

"Só acho que se for para colocar um cigarro apagado, com o Gianecchini fumando sem soltar fumaça, é melhor não ter cigarro nenhum na cena, né?", dizia um dos tweets mais repetidos na época. 

Na mesma trama, a aprendiz de freira Fabiana (Nathaia Dill), aparecia fumando quando estava em sua versão malévola. Mas era nítido o desconforto da atriz.

Verão 90 (2019)

Humberto Martins em cena de Verão 90

Numa cena icônica, o atrapalhado Herculano (Humberto Marins) se incomodou com a fumaça de cigarro em um avião. 

 

Saiba quais famosos escondem o vício e quem parou de fumar

 

Não é que, necessariamente, eles escondam. Mas, conscientes dos malefícios do vício, alguns famosos evitam que seus fãs saibam que são fumantes e fazem de tudo para evitar flagras com cigarro. Alguns deles, inclusive, têm sua imagem associada à vida saudável, o que contrasta diretamente com o vício e não querem passar mal exemplo. 

Há ainda aqueles que, com muita determinação, conseguiram se livrar do vício e incentiva seus fãs a fazerem o mesmo.

 

Juliana Paes

Juliana Paes deixou de fumar nesta quarentena

Graças à quarentena, proposta pelas autoridades de saúde, Juliana Paes conseguiu um feito que há muito desejava. A atriz de 41 anos contou que deixou de fumar neste período de isolamento. Ela tem bronquite asmática, o que a coloca no grupo de risco da pandemia da Covid-19.

Juliana já havia parado de fumar antes, em 2010, para tentar engravidar. Não foi fácil o processo para ela, que começou a usar adesivos de nicotina, mas não se adaptou e teve que contar com a vontade própria.

Mônica Iozzi 

Monica Iozzi completou dois anos sem fumar

Em abril deste ano, a atriz completou dois anos sem fumar e compartilhou um depoimento com seus seguidores nas redes sociais. 

"Queridas e queridos… Sei que estamos num período dificílimo, mas eu gostaria de compartilhar essa alegria com vocês. Há exatos 2 anos eu coloquei meu último cigarro na boca. Quem é dependente do cigarro sabe como é difícil se livrar dele. No meu caso, foram várias tentativas até finalmente conseguir. Foi muito difícil, mas deu certo! Por isso eu quis fazer este post, pra incentivar você que quer parar de fumar… Não desista! Existem muitas ferramentas que podem te ajudar, dê uma pesquisada na internet. São livros, blogs, aplicativos… Busque ajuda! É possível!" 

Lavínia Vlazac 
Lavinia Vlasak chegou a ficar um bom tempo sem o cigarro

A atriz parou de fumar para engravidar de seu primeiro filho, em 2008. Mas acabou se rendendo novamente ao vício.

Ana Maria Braga 

Divulgação TV Globo

Quando anunciou este ano que enfrenta uma nova batalha contra um câncer no pulmão, Ana Maria Braga voltou a falar sobre o vício do qual tentou se livrar inúmeras vezes. A apresentadora destacou que conheceu os malefícios do cigarro por conta de uma "circunstância terrível" e assumiu que fumou durante anos e que parou após o susto. Em agosto do ano passado, Ana Maria foi flagrada fumando, num restaurante na Zona Sul do Rio. 

Quem fuma: 

Cleo, Alesandra Ambrósio, Daniele Winits, Miguel Falabella, Cristiana Oliveira, Isis Valverde, Valesca, Fernanda Paes Leme, Giovana Lancelotti, Dani Bolina, Maria Gadú, Adriane Galisteu, Sérgio Guizé, Rômulo Arantes Neto, Zeca Pagodinho. 

Entre os internacionais, Angelina Jolie, Príncipe Harry, Rihanna, o asmático David Beckham, a natureba Gwyneth Paltrow, Lady Gaga

 

Até tu, Barak?

Barak Obama começou a fumar na adolescência

O ex-presidente Barak Obama começou a fumar na adolescência, hábito que retomou durante o seu mandato como presidente. Fumava de sete a oito maços de Marlboro por dia. Em 2008, ele prometeu à sua esposa, Michelle, que deixaria o vício. Mas teve recaídas e somente a partir de 2016 parou com o cigarro. De vez em quando mastiga chicletes com nicotina.

 

Seu Madruga

O saudoso ator Ramón Valdés também era fumante

Personagem do seriado Chaves, Seu Barriga, vivido por Ramón Valdés, apareceu fumando em vários episódios, justamente por ser um hábito do ator. Ele tão viciado em cigarro que, na época, era o único funcionário da Televisa autorizado a fumar nos estúdios. O ator morreu aos 65 anos, em 1988, de câncer no estômago.  

 

Boa menina, Marina!

Marina Ruy Barbosa já teve personagem fumante

No longa-metragem Todas as Canções de Amor, que chegou aos cinemas em novembro de 2018, Marina Ruy Barbosa aparece fumando um cigarro. Mas era cenográfico.

"Eu nunca tinha fumado, o cigarro usado para as cenas não tinha tabaco. O filme é muito naturalista, que a gente faz com verdade, com o coração, com a alma", disse, na época.

---

Tags: ,,,