Diretor compara elenco de A Grande família a seleção de futebol
Por Redação - 24/03/13 às 17:11
Após 13 temporadas, A Grande Família já passou por diversas mudanças e até enfrentou a morte de atores, como foi o caso de Rogério Cardoso, o Seu Floriano, em 2003. Depois de tanto tempo no ar, é comum que a série busque se aproximar de sua base de estreia para resgatar a identidade original. Por isso, em 2013, a produção passa a ter uma sinopse onde toda a história da nova fase já está escrita, com pequenas mudanças ao longo dos episódios, histórias contínuas e foco nas relações amorosas entre os casais Lineu e Nenê, papéis de Marco Nanini e Marieta Severo, e Bebel e Agostinho, de Guta Stress e Pedro Cardoso.
''Neste ano, a gente volta à estrutura inicial, com todos morando juntos, incluindo o Florianinho. Agora, com histórias longas, os atores sabem onde seus personagens vão parar. Estamos pensando como uma pequena novela", afirma Mauro Wilson, que assina a redação final.
No primeiro episódio, que irá ao ar no dia 4 de abril, a família Silva volta a morar debaixo do mesmo teto. Após sair da prisão, Agostinho descobre que Bebel assumiu a Carrara Taxi e tornou-se uma empresária de sucesso. Já Lineu pensa em se aposentar e tentar curtir mais a vida. Por isso, decide passar a casa para os filhos, Bebel e Tuco, vivido por Lúcio Mauro Filho, que irá vender sua parte da propriedade para a irmã na intenção de juntar dinheiro para montar um espetáculo baseado na história de William Shakespeare, Hamlet.
"A última temporada fez com que os personagens ganhassem a idade que eles deveriam ter. Agostinho deixou de ser malandro, Nenê passou a trabalhar fora, Lineu quer se aposentar…", explica Wilson.
Como donos legais da casa, Bebel e Agostinho passam a travar conflitos com Lineu e Nenê sobre quem irá comandar a família Silva. Bebel disputa com Nenê a posição de matriarca e responsável pelo bem de todos, inclusive o tradicional cozido do almoço de domingo. Assim como Agostinho, que irá se sentir no direito de ser o grande patriarca.
"A Bebel já foi de tudo ao longo desses anos. Patricinha, dona de casa, mãe, perua e agora mulher de negócios. Ela vai trazer uma nova cara para a Carrara Táxi", ressalta Guta.
Pelo menos, no primeiro episódio da temporada, Bebel consegue assumir o fogão e preparar um cozido pós-moderno para todo o clã comandado por Lineu.
Diferentemente do início de gravações de uma novela, o diretor-geral da produção, Luis Felipe Sá, não encontra dificuldades de entrosamento com o elenco, que está junto há 12 anos. A química entre os atores é descrita pelo clima de descontração dos bastidores e as conversas entre uma cena e outra, que vão desde roteiros de viagem para a Europa até peças de teatro em cartaz.
''Trabalhar com o elenco de A Grande Família é igual a trabalhar com uma seleção de futebol. São atores muito talentosos que têm uma batida de bola sensacional'', define o diretor, que comanda as gravações das sequências com bastante tranquilidade.
Até quando tem de repetir o mesmo take três vezes. O tradicional cenário da casa da família Silva continua com a mesma estrutura para esta nova temporada. O ambiente, que reproduz o lar de uma família de classe média suburbana, é repleto de pequenos e grandes objetos de decoração, como bibelôs e porta-retratos. Ou seja, um campo minado para as diversas câmaras do estúdio que precisam desviar dos objetos delicados. Mesmo com todo cuidado da produção, as gravações não escapam de um acidente de percurso, como a quebra das louças de cristais de um aparador da sala durante a movimentação de uma contrarregra.
A cada troca de temporada o elenco comemora com satisfação as mudanças que a trama ganha. O programa está na grade da Globo desde 2001. No entanto, o elenco, aparentemente, não se mostra cansado em interpretar os mesmos personagens. O esquema de gravações, menos frenético que o de uma novela, permite que os atores diversifiquem os trabalhos em outras áreas, como o cinema e o teatro, e saiam da temida zona de conforto.
''A gente faz muita coisa fora. Isso, na verdade, nos liberta. Durante esse tempo, pude me dedicar à construção de dois teatros, o Poeira e o Poeirinha", aponta Marieta.
Primeiro beijo gay masculino na TV aberta pode rolar em A Grande Família
A Grande Família ganha formato de novela semanal
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.