Diretor Robert Altman morre nos EUA

Por - 21/11/06 às 18:34

Grosby Group

Robert Altman, de 81 anos, um dos mais importantes produtores, diretores e roteiristas do cinema americano, morreu na última segunda-feira, dia 20, de causa não revelada.

Internado em um hospital de Los Angeles, a informação de sua morte só veio a público nesta terça-feira (21) pelo porta-voz de sua empresa, Sandcastle 5 Productions.

Apesar de um transplante de coração e um joelho de titânio – que o levava a dizer que pouco sobrou do Robert Altman original -, ele era incansável.

O diretor ganhou o reconhecimento por seus trabalhos na cerimônia do Oscar deste ano – ele já dirigiu mais de 80 filmes, produziu 39 e participou como roteirista de 37 longas.

Alguns de seus filmes mais notáveis foram M.A.S.H. (1970), Nashville (1975), O Jogador (1992), Short Cuts – Cenas da Vida (1993) e Assassinato em Gosford Park (2001) – indicados ao Oscar de melhor direção. Em seu último filme, A Última Noite, o cineasta trata justamente sobre a morte.

Trajetória

Altman, que declarava não ter planos de se aposentar, começou sua carreira como documentarista, antes de sua estréia no cinema com "Os Delinqüentes" e "Amor Ilícito", em 1957.

Além de seus sucessos cinematográficos, sempre foi um defensor da contracultura e das liberdades. Sua oposição ao presidente americano, George W. Bush, fez ele prometer que abandonaria seu país caso ele fosse reeleito, como ocorreu.

Embora tenha descumprido sua promessa, após a vitória de Bush em 2004, suas produções se mostraram cada vez mais vinculadas à Europa do que aos Estados Unidos.

O trabalho de Altman, que durante alguns anos se concentrou na televisão, sempre foi classificado de eclético na telona e com uma peculiar visão cínica do mundo.

"Tive muita sorte na minha carreira. Nunca tive de dirigir um filme que não tivesse escolhido ou desenvolvido. Meu amor por fazer filmes me possibilitou uma entrada para o mundo e para a condição humana", disse ele ao receber o Oscar neste ano.

O diretor lutou na Segunda Guerra Mundial e estudou engenharia na Universidade de Missouri, em Columbia, antes de se tornar o filho famoso de Kansas City, onde nasceu. Altman, que se casou três vezes, deixa cinco filhos.

As informações são da Folha Online

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.