Diretores da Globo arriscam palpites de quem poderá ser Juma no remake de Pantanal
Por Redação - 07/09/20 às 10:36
A novela Pantanal vai ganhar uma nova versão na Rede Globo em 2021. A história, que fez enorme sucesso em 1990, na extinta TV Manchete terá a adaptação de Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, escritor da trama.
Bruno, que tinha só 2 anos de idade quando o avô famoso escreveu a história, disse ao Fantástico desse domingo (6), o que esperava com a oportunidade:
“Estou encarando isso como um pós doutorado em teledramaturgia”, contou o autor, que está lendo e fazendo suas anotações nas mais de 7300 páginas do texto original.
O programa dominical da Globo entrevistou Sergio Reis, um dos responsáveis por Benedito escrever a novela. Certa vez, ele levou o autor para conhecer o Pantanal:
“Quando ele sentou o pé lá ele falou: ‘Eu vou fazer uma novela que vou entrar no mundo todo’. E escreveu Pantanal”, disse.
Em outro momento, Sergião revelou que Almir Sater (que também participava do papo on line) não queria fazer a novela da Manchete. Ele contou como convenceu a amigo a mudar de ideia:
“Ele disse: ‘Vou tocar no Free Jazz’. Que Free Jazz rapaz? Você é do Pantanal. Vamos lá. Nós vamos pescar, trabalhar, e ainda vamos ganhar e beijar as moças bonitas e você não quer ir? Ele disse: ‘Ô grandão, aí eu vou’, brincou. Além de atuar eles ainda escreveram músicas para a trilha sonora na época.
Nova Juma
E desde que surgiu a notícia de que a Globo faria o remake de Pantanal, começaram a surgir apostas de quem viveria o papel de Juma Marruá, um dos principais da história, e que foi brilhantemente interpretado por Cristiana Oliveira na primeira versão.
Para o diretor de produção Ricardo Waddington, a escolhida deve ser uma desconhecida:
“Eu apostaria em um rosto novo. Apostaria em um lançamento”, revelou.
Já o diretor de elenco Rogério Gomes diz que é preciso esperar um pouco:
“A gente depende quem será a família. Quem será o pai, quem será a mãe para a gente chegar nesse DNA e escolher a Juma depois.”
Para Benedito Ruy Barbosa o momento é de estudos:
“Eu fico vendo a televisão o tempo todo, procurando quem eu chamar para fazer a Juma”, disse.
Era da Globo
Durante anos, a novela ficou engavetada na Central Globo de Produções, chegando a entrar em pré-produção no final de 1984. A ideia era que a trama fosse exibida na faixa das 18h e teria o título de Amor Pantaneiro.
Na época, a região do Pantanal estava em época de chuvas, o que inviabilizou a produção. A trama foi cancelada e em 1990, ao contratar Benedito Ruy Barbosa, a Manchete produziu a novela. O sucesso foi estrondoso e a audiência superou por inúmeras vezes a até então imbatível Rede Globo.
Vale destacar que, na Globo, Benedito teve como último trabalho a novela Velho Chico, em 2016, outro grande sucesso, escrito com a filha, Edmara Barbosa, e o neto.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.