Do outro lado da bola: Jogadores que trocaram o gramado pela TV
Por Redação - 30/10/11 às 10:05
Há muito tempo, jogadores e ex-jogadores deixaram de ser apenas estrelas da bola. Os profissionais do futebol também entraram no mundo das celebridades. Um dos motivos é o fato de eles terem virado comentaristas de TV. A cada rodada, lá estão os ex-craques opinando sobre os jogos de norte a sul do Brasil.
A Globo, detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos do País, conta em seu plantel com Walter Casagrande Jr., Caio Ribeiro e Júnior. Até há pouco tempo, Falcão também estava no time. Mas o ex-jogador do Internacional se demitiu ao receber uma proposta para virar técnico do clube gaúcho.
Enquanto isso, a Bandeirantes, parceira de transmissão da TV carioca, conta em seu time com Neto, Edmundo e Denílson. A Record apostou em Romário para os jogos do Pan-americano, no México. Já o Esporte Interativo tem Zico. Por fim, o mais tímido de todos atua no timaço da Folha de S. Paulo. Ele atende pelo nome de Tostão.
Confira o estilo de cada um dos comentaristas:
CASAGRANDE
Ex-atacante do Corinthians e Flamengo, Casagrande participou da histórica Democracia Corinthiana, onde todos tinham os mesmos poderes no time alvinegro. Naquela época, ele ajudou o Corinthians a chegar ao Bicampeonato Paulista, em 1982 e 1983, e virou ídolo do clube paulistano.
O ex-jogador também esteve nas páginas policiais ao sofrer um acidente grave de automóvel e depois ao ser internado por conta das drogas. Recuperado, Casagrande voltou à TV. Com opiniões fortes, ele virou o principal comentarista da Globo. Casagrande tem atuado, ao lado do narrador Galvão Bueno, nos jogos da Seleção Brasileira.
CAIO RIBEIRO
Mais comedido que o companheiro global, Caio Ribeiro caiu no gosto dos espectadores. Amigo de Tiago Leifert – apresentador do Globo Esporte -, Caio Ribeiro ganhou seu espaço na emissora e tem comentado ao lado do narrador Cléber Machado, desde 2007.
Em sua época de jogador, Caio começou a carreira no São Paulo, mas também defendeu outros clubes como Flamengo, Santos, Grêmio e Internazionale (Itália).
JÚNIOR
Dos três comentaristas da Globo, Júnior é o único que, além de jogador, passou pela função de treinador. Sem muito sucesso, ele acertou sua ida à TV. Júnior, ao contrário de Casagrande e Caio que atuam em São Paulo, comenta os jogos dos clubes do Rio de Janeiro.
Ex-lateral da Seleção Brasileira e ídolo do Flamengo, Júnior é uma mistura do ácido Casagrande com o doce Caio Ribeiro. Apesar da sua identificação com o clube de maior torcida do Brasil, ele não sofre resistência dos outros torcedores.
NETO
O ex-camisa 10 do Corinthians, talvez, seja o mais polêmico entre todos os ex-jogadores que viraram comentaristas. Neto, campeão Brasileiro, em 1990, pelo Corinthians, faz questão de deixar sua opinião amostra, bem no estilo “doa a quem doer”.
Desde sua época de jogador, Neto já causava polêmica. Certa vez, ele cuspiu no rosto de um árbitro. Anos depois, ele se desculpou. Quando atuava como diretor de futebol do Guarani, clube de Campinas – interior de São Paulo -, Neto salvou uma senhora da morte. Ela foi arrastada pela enxurrada, mas o ex-jogador conseguiu alcançá-la.
EDMUNDO
Ao contrário de Neto, Edmundo não levou suas polêmicas à TV. Ele começou a nova carreira na Rede TV! até desembarcar na Bandeirantes. Apelidado de Animal, o ex-jogador aprontou muito dentro e fora das quatro linhas. Edmundo causou diversas confusões em campo. Fora dos estádios, ele se envolveu em um grave acidente de trânsito, em 1995. Mas as polêmicas se encerraram quando pisou nos “gramados” da TV. Até seus comentários são amenos e sem polêmicas.
DENÍLSON
Marido de Lucielle de Camargo, Denílson é o mais brincalhão de todos. Ele bem que tenta se expressar de forma serena, mas logo em seguida engata uma brincadeira. Ex-meia do São Paulo e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 2002, Denílson foi contratado pela Bandeirantes durante a Copa do Mundo de 2010.
ROMÁRIO
O baixinho Romário pode entrar na lista de polêmicos. Deputado Federal, o ex-atacante foi contratado recentemente pela Record para os jogos do Pan-americano. Além das partidas, o ex-camisa 11 não poupa críticas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a seu presidente Ricardo Teixeira. Tudo por conta da Copa do Mundo 2014.
Em campo, Romário foi o grande responsável pelo tetracampeonato mundial, em 1994, com a Seleção Brasileira. No mesmo ano, ele foi escolhido o melhor jogador do mundo. Romário ainda defendeu as camisas de Flamengo, Fluminense, Vasco, Barcelona (Espanha) entre outros.
ZICO
Assim como Romário, Zico exerce duas profissões. O comentarista do Esporte Interativo é também técnico da Seleção do Iraque. O ex-camisa 10 do Flamengo e Seleção Brasileira tenta levar o Iraque à Copa do Mundo 2014 que acontecerá no Brasil. Como comentarista, Zico acompanha mais os jogos internacionais, como Liga dos Campeões e campeonatos europeus.
TOSTÃO
Ídolo e maior artilheiro da história do Cruzeiro – com 249 gols -, Tostão é o mais calmo de todos. Avesso ao mundo de celebridades e a fama, Tostão escreve suas colunas para o jornal Folha de S. Paulo, além de sites mineiros. Tostão foi um exímio ponta-esquerda e faturou o tricampeonato mundial com a Seleção Brasileira. Dono de opiniões fortes, Tostão é o que melhor sabe analisar uma partida de futebol.
O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.