Doença retratada em Amor de Mãe possui tratamento com céculas-tronco

Por - 08/04/21

Reprodução/Instagram/Divulgação

Conhecida como um distúrbio sanguíneo caracterizado pela redução de proteínas que transportam o oxigênio no sangue, a Talassemia é um tipo de anemia hereditária (que pode ser transmitida de pai para filho), provocando sintomas como fadiga, crescimento lento e coloração amarelada da pele. Pouco falada, a condição ganhou visibilidade em Amor de Mãe, novela da Globo que chega ao final nesta sexta-feira (9).

Na trama, Brenda (Clara Galinari), filha de Magno (Juliano Cazarré), é portadora do distúrbio e já passou por momentos tensos, tendo que ser sbmetida a transfusão de sangue.

Amor de Mãe: Regina Casé reage ao encontro de Lurdes com filhos

O Drº. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), explicou que, em casos graves, além das transfusões de sangue, pode ser necessário o transplante de células-tronco.

"Esses transplantes possibilitam a substituição do sistema linfo-hematopoiético por um que seja bom, de um doador de células compatível biologicamente, tornando o procedimento potencialmente curativo, mas que podem apresentar efeitos colaterais indesejáveis."

O farmacêutico Drº. Thiago Shegutti, sênior do Grupo Criogênesis, detalhou resumidamente o processo.

"Nos dias atuais, com o aumento da manipulação ou edição gênica (que consiste na correção em laboratório do gene causador da talassemia), seja do próprio sangue de cordão umbilical armazenado ou de outra fonte celular, esse material é reintroduzido no paciente para reproduzir uma hemoglobina normal em substituição à hemoglobina talassêmica, resolvendo as formas graves da talassemia sem os efeitos indesejáveis do transplante alogênico (proveniente de outra pessoa)."

Shegutti ressaltou ainda que a terapia gênica é um procedimento que vem crescendo em todos os continentes, com resultados clínicos cada vez melhores, sendo uma chance de qualidade de vida ao paciente. 

O profissional também reforçou que as famílias não devem perder a chance de coletar e guardar as células-tronco do sangue de cordão umbilical, um dos alvos de manipulação genética mais consistentes e estudados no mundo.

Domênico está diferente! Chay explica músculos à mostra na nova fase de Amor de Mãe
‘Chega de ódio, vamos sair dessa juntos’, diz Regina Casé, sobre pandemia

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 17 anos de experiência com células-tronco, é acreditada pela AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue) e certificada pela IQNet NBR ISO 9001:2015. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro.

---

Tags: ,