Dona Redonda vem aí! Saramandaia vai substituir Gabriela
Por Redação - 31/07/12 às 18:23
A Globo já definiu a substituta de Gabriela. Será Saramandaia, sucesso de Dias Gomes exibida em 1976, que teve personagens inesquecíveis e surrealistas como a Dona Redonda, a mulher que explodia de tão gorda.
Quem deu a notícia foi o novelista Aguinaldo Silva, nesta terça-feira (31), via Twitter. Na semana passada, já circulavam rumores de que Saramandaia ocuparia a faixa das 23h, mas a Globo informou, na época, que não havia ainda definição oficial sobre o assunto. O remake de Saramandaia será adaptado por Ricardo Linhares, segundo Aguinaldo Silva.
O folhetim de Dias Gomes, também ambientado na Bahia, foi dirigido na década de 1970 por Walter Avancini (1935-2001), uma época da ditadura militar, em que o teledramaturgo falava da falta de liberdade por meio de seus personagens esquisitos, como o João Gibão, que escondia asas sob uma aparente corcunda. Já Sônia Braga encarnava a sensual Marcina, que provocava incêndios com o calor do seu corpo.
Com os poucos recursos da época, a novela teve, por exemplo, que mostrar Dona Redonda (Wilza Carla) explodindo de tanto comer, numa das cenas mais clássicas da teledramaturgia da Globo. Foram feitos seis vestidos iguais pela dificuldade da sequência.
As batidas nostálgicas do maracatu cearense passaram a ser conhecidas em todo o país com o sucesso da música Pavão Mysteriozo (1974), de Ednardo, que marcou a abertura da Saramandaia.
No dia 31 de maio de 2010, a coluna Monica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo, informou que a Globo tinha o plano de transformar Saramandaia em um filme 3-D, com direção de Daniel Filho.
Além de Saramandaia, também estava sendo cogitada para substituir Gabriela a trama Baila Comigo, de Manoel Carlos, originalmente produzida em 1981, segundo o blog da jornalista Patricia Kogut.
Aguinaldo Silva alfineta Maria Paula pelo Twitter
Aguinaldo Silva vai escrever mais quatro novelas para a Globo
Dorotéia flagra Sinhazinha traindo Jesuíno em Gabriela
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.