Donald Trump contraria pesquisas e é eleito presidente dos EUA
Por Redação - 09/11/16 às 07:58
Ele desafiou as prévias, as pesquisas e as previsões. Donald Trump foi eleito como o novo Presidente dos Estados Unidos, sucedendo a Barack Obama.
O candidato do Partido Republicano conseguiu a maioria dos votos, tendo sua vitória pré-aniunciada na Pensilvânia e Wisconsin.
Nos chamados swing states (estados oscilantes), Donald Trump foi superior a Hillary Clinton, vencendo a democrata no Ohio, na Florida, na Carolina do Norte e no Iowa.
"Serei o presidente de todos os americanos", anunciou Trump em seu discurso da vitória, ao lado dos filhos e de sua esposa, Melania Trump.
"Chegou o momento dos Estados Unidos fecharem suas feridas da divisão, devemos nos unir. A todos os republicanos, democratas e independentes desta nação, eu afirmo que esta é a hora de união", disse Trump.
O presidente eleito disse que sua adversária, Hillary Clinton, o cumprimentou por telefone e ele ainda afirmou que os Estados Unidos "têm uma grande dívida de gratidão com Clinton".
Em uma mensagem à comunidade internacional, Trump disse:
"Vamos tratar a todos, todos os povos e todas as nações com justiça. Nós vamos buscar um terreno comum e não a hostilidade. Buscaremos a associação e não o conflito".
Hillary Clinton, de 69 anos, seria a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. Ela venceu em estados-chave, como Virginia e Nevada, além de Califórnia e Nova York. Mas, para garantir sua vitória, ela precisava alcançar o 270 votos no colégio eleitoral, obtidos, na realidade, em 51 mini eleições em cada estado e na capital, Washington.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.