Dora Figueiredo dá ‘match’ em Van Gogh no Tinder? Entenda!

Por - 18/05/23 às 18:21 - Última Atualização: 19 maio 2023

Dora Figueiredo em campanha para divulgar os museus e o incentivo à arte ao redor do paísDora Figueiredo em campanha para divulgar os museus e o incentivo à arte ao redor do país - Reprodução

Dora Figueiredo movimentou as redes sociais com uma possível “match” no Tinder com um cara que era parecido com o pintor Vincent Van Gogh e aceitou o date com o bonitão. Teve gente que até pensou que poderia ser algo real, mas tudo era visando conectar o público com a arte.

Uma das principais patrocinadoras da cultura no Brasil, a B3, a bolsa do Brasil, realizou uma ação especial neste mês para celebrar o Dia Internacional do Museu, neste 18 de maio, e incentivar o aumento das visitas às instituições de arte. Para isso, a marca realiza uma parceria inusitada, se uniu ao Tinder.

Na ação, criada pela agência Tech and Soul, usuários do aplicativo de relacionamento poderão ser impactados por dois perfis curiosos: Kakah, de 32 anos; e Vicente, de 35. A semelhança de nomes e aparência não é por acaso: ambos foram inspirados em Frida Kahlo e Vincent Van Gogh, respectivamente, dois dos artistas mais populares e conceituados da história – com estética criada com ajuda da inteligência artificial.

Personagem de Vincent Van Goh criado com inteligência artificial
Personagem de Vincent Van Goh criado com inteligência artificial – Divulgação
Personagem de Frida Kahlo criada com inteligência artificial
Personagem de Frida Kahlo criada com inteligência artificial – Divulgação

Porém, isso não compete apenas à campanha, já que as pessoas poderiam encontrar tanto com Vicente, como com Kakah. Caso o “match” acontecesse, uma mensagem os convidava para que o encontro acontecesse em um lugar diferente, interessante e seguro. “Adorei te conhecer. Se você quiser me encontrar, tô no MASP”, revela a primeira mensagem que Vicente enviará após demonstrado o interesse.

“Mas tem outros vários museus que podem ser um lugar perfeito para um date seguro e cheio de boas conversas. E o melhor: de graça”, continua.

Perfil no Tinder de Vicente
Perfil no Tinder de Vicente – Divulgação
Perfil no Tinder de Kakah
Perfil no Tinder de Kakah – Divulgação

APOIO À CULTURA

Além de incentivar a visita natural aos museus e reforçar seus atributos, a campanha tem como objetivo reforçar um benefício oferecido pelo B3 e até então pouco difundido: a gratuidade a visitas em vários centros culturais aos quais patrocina, entre eles o Masp (Museu de arte de São Paulo), a Pinacoteca do Estado e o MIS (Museu da Imagem e do Som), na capital paulista; o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e muitos outros.

“A B3 impulsiona a cultura ao patrocinar, promover e dar acesso a diferentes manifestações artísticas porque acredita que esse é um ativo que valoriza a sociedade”, afirma Bruna De Caro, superintendente de marca e marketing da B3.

“Temos em nosso DNA apoiar os investidores em sua jornada de educação financeira e democratizar o acesso ao mundo das finanças. Com essa campanha, queremos reforçar que assim como no mundo dos investimentos a cultura é para todos”, completou o executivo.

Além da divulgação direta dentro do Tinder, a campanha foi reforçada por estratégia com influenciadores, que dividiram nas suas redes o curioso “match” com Vicente e Kakah, bem como suas semelhanças com os artistas famosos. O conteúdo, postado em dias diferentes, foi desde a descoberta até uma visita real aos museus para o suposto encontro.

“A campanha decidiu usar uma plataforma como o Tinder para mostrar que o melhor match é investir em cultura. Através de inteligência artificial, criamos esses personagens que representam a paixão pela arte que devemos cultivar todos os dias em nosso País. Os impactos são positivos para as empresas e seus negócios, para a população e a sociedade como um todo”, analisa Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.

A ação de distribuição de ingressos pelo Tinder é restrita a usuários localizados em São Paulo e envolve ingressos para o Masp, Pinacoteca, MUB3 (Museu da Bolsa) e Museu do Ipiranga, além do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; e Inhotim, em Minas.

Já a gratuidade para visitas em dias pré-definidos, em diversos locais espalhados pelo Brasil, é válida até o fim do ano para qualquer cidadão, com disponibilidades e informações apresentadas no portal cultura.b3.com.br

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais