Doze quilos mais magro após cirurgia, Datena repensa a vida

Por - 12/09/06 às 12:45

Cintia Sanchez

De molho em casa desde o início deste mês, quando recebeu alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após uma delicada cirurgia de retirada de um nódulo no pâncreas, José Luiz Datena se considera um novo homem. É o que contou o jornalista à reportagem de OFuxico.

"Minha recuperação tem sido muito boa, graças a Deus. Ainda mais por conta do tamanho dessa cirurgia. Tive que tirar o baço e ainda parte do pâncreas. A coisa não foi pequena, não. Foi algo muito grande. Posso lhe dizer o seguinte: se eu soubesse exatamente da dimensão do problema que eu estava,  não teria coragem de fazer essa operação. Digo isso, porque eu nem quis saber detalhes com meu médico. Me agarrei na fé e mandei ver", diz o jornalista, que descobriu a doença bem recentemente, após realizar uma bateria de exames de rotina.

Datena contou com o apoio de seus familiares e amigos e dedica o sucesso de sua recuperação à crença religiosa:

"Tenho muita fé em Deus e em Nossa Senhora Aparecida. Tenho certeza de que eles estão me iluminando. Foram seis horas de cirurgia e minha recuperação está ótima. Nem febre eu tive, imagine só. Isso só pode ser de Deus."

Por recomendação médica, a alimentação do jornalista está bastante balanceada, o que o deixou mais magro: "Eu emagreci 12 quilos";

Balanço da vida

Segundo Datena, a descoberta da doença foi algo que tinha que acontecer: "Não desejo isso para ninguém. Pois, todos nós sabemos que a morte existe, agora, ficar frente a frente com ela é algo que não dá para se descrever. É terrível. Passei dias terríveis. Foi um sustão! Mas que me fez ver a vida de outra forma. É daquele susto que você percebe que é mortal, que é perecível. Hoje, eu sou um outro homem. Dou valor às pequenas coisas. Agora penso muito mais na minha vida. Isso foi um experimento do qual nunca me esquecerei".

Nos momentos em que esteve no hospital, Datena já começou a repensar sua trajetória:

"Teve um dia em que eu comi um bife. No momento em que coloquei a carne na minha boca, comecei a chorar. Todos que estavam ao meu lado se surpreenderam e acharam que eu estava triste (risos). Mas eu não estava. Eu me senti feliz é de poder comer um bife. Pensei que nunca mais poderia ter esse prazer".

Retorno à TV

Questionado sobre sua volta ao comando do programa Brasil Urgente, na TV Bandeirantes, Datena ainda não tem uma data certa: "Ainda não sei. Mas, como minha recuperação está evoluindo de forma maravilhosa, acredito que logo, logo estarei retornando."

A volta de Datena, porém, pode vir com novidades. Quem sabe um novo estilo de atração, diferente do jornalismo policial que o público está acostumado a ver o jornalista fazer:  "Conversei com a direção da emissora e eu gostaria de repensar minha carreira. Depois dessa trombada na minha vida, acho que poderia fazer outro programa, sabe? Quem sabe? Estamos conversando".

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.