Duda Santos ‘questionou sua existência’ em ‘A Nobreza do Amor’

Por - 04/03/2026 - 12:32

Tonho (Ronald Sotto) e Lúcia/Alika (Duda Santos) em 'A Nobreza do Amor'Foto: Globo/Estevam Avellar

Lar de nobres e guerreiros, abrigo de grandes riquezas naturais, Batanga é o reino fictício africano da próxima novela das seis, “A Nobreza do Amor”, com estreia prevista para o dia 16 de março na Globo. Em coletiva de imprensa que contou com a presença de OFuxico, Duda Santos falou da complexidade em dar vida à protagonista Alika: “Foi o papel que mais questionei minha existência e de onde eu vim”.

A Nobreza do Amor: Autores prometem ‘uma África jamais vista’

“A gente ta falando de uma princesa, em um reino construído para ela e o tamanho ela. É um questoonamento do porquê a gente se apequena tanto e a resposta vem logo. Só ver nossa organização social, e mostra como é cruel tudo que o racismo deixou na gente. Claro que temos nossos mestres, a equipe, meus amigos, assistimos ‘Pantera Negra’, ‘Mulher Rei’, que são nossas referências, mas é um exercio dário fazer essa personagem, não apequenar meus desejos e vontades”, garantiu a atriz.

Choque de Duda Santos

“Pensar em um reino feito para ela, e então Alika chega em Barro Preto e conhece outro mundo completamente diferente. Para Alika é muito difícil. Como pessoa negra, questionamos como chegamos até aqui no Brasil, e foi muito importante para mim ter contato com isso e entender os reflexos do mundo em relação a tudo que a gente passou”, pontuou.

A Nobreza do Amor: Conheça a cidade de Barro Preto, refúgio de Alika e Niara

“Alika passa pelo racismo pela primeira vez na história em Barro Preto. Ela sabe que existe, mas não tinha vivido e só podemos falar quando vivemos. E é muito importante pensar em um mundo construído para nós. Faz a gente pensar onde vamos e nosso valores. É um mergulho muito profuno e um presente estar partcipando disso tudo”, completou, em síntese.

Duda Santos rasga elogios a Gustavo Fernandez

Gustavo Fernandez, diretor artístico de “A Nobreza do Amor”, já trabalhou com Duda Santos em “Renascer”, e ela rasgou muitos elogios ao profissional. “Trabalhar com o Gustavo é sempre um presentão, e ele sabe disso, é meu mestre. Ele foi a primeira pessoa com quem consegui me entender. Na minha primeira novela, eu não entendia o que tava fazendo, e cheguei em ‘Renascer’ assim, meio insegura. E Gustavo faz trabalho dele com afeto, e ele me fez acreditar nisso”.

Ele conduz com muito cuidado, delicaeza, ele ensina, dá o tempo das coisas. Guardo para sempre tudo que ele fez por mim em ‘Renascer’. Foi lá quando entendi o que eu estava fazedo e aprendi a vr prazer e amor nisso. Eu não entendia o que estava fazendo e Gustavo me ensinou isso. Se hoje faço meu trabalho com tanto prazer, Gustavo me ensinou isso e me fez entender que isso existia. […] É muito bom que agora a gente se conhegce e só no olhar já sei o que ele quer”, afirmou em seguida.

Batanga: Reino africano promete dominar ‘A Nobreza do Amor’

Gustavo logo compartilhou da mesma visão: “Está sendo uma delícia esse reencontro. Quando estávamos escalando ‘Renascer’, a diretora de elenco mostrou uma foto da Duda e eu via Maria Santa ali. Eu sou muito criterioso com testes, mando reptir, mas com ela não repetimos nenhum, foi tudo de primeira. Depois ela fez outra novela [Garota do Momento] e agora nos reencontramos”.

Mais elogios

Cyria Coentro então concordou: “Gustavo como diretor tem uma qualiade diferenciada, que é saber dirgir o ator ,durgir a intenção do ator. Isso é lindo de ver e viver”. Duca Rachid, uma das autoras complementou: “É minha terceira parceria com o Gustavo, e só tenho a agardecer. Essa novela não seria possível sem o Gustavo”.

Duda Santos e Ronald Sotto vivem romance épico em ‘A Nobreza do Amor’

“Ele deixou a gente fazer o que queria, abraçou desde sempre, e tenho muito a agradecer ao Gustavo. Igual ‘Órfãos da Terra’, essa novela foi viabilizada pelo Gustavo. Estamos recriando tudo igual lá, e sou muito agradecida ao seu jeito de trabalhar”. Gustavo, emocionando, afirmou: “Eu que agradeço a oportunidade de fazer essas novelas, e todas deveriam ser viabilizadas”.

Amor e a Nobreza lado a lado

Ao falar dos interesses românticos de sua personagem, Duda Santos declarou: “São dois amores completamente diferentes. A Alika tem o objetivo que é reconquistar seu povo. Mas com o Omar (Rodrigo Simas), que a salvou e a mãe, ela tem a sensação de que deve algo a ele. Então ela esbarra no amor romântio em Tonho (Ronald Sotto), que ela tem contato pela primeira vez”

“Ela até confunde com raiva e depois reconhece como uma paixão. É a diferença entre o amot romântico e o amor que vai salvar o reino. Ela gosta muito dos dois, e é uma história linda com ambos”, garantiu. Ronald deu a visão de seu personagem: “Eu vejo Tonho decobrindo o amor, é uma coisa muito nova para ele, que está em uma misão muito direcionada que ele tem na cabeça dele. Alika vem e bagunça tudo com ele”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Duda Santos então reforçou: “É para apender que não temos também controle de tudo. Alika tem o controle do reino, do povo, e ela chega em um lugar novo e tem contato com o descontrole. Acho legal esse triângulo para trazer isso com ela”.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.