Ed Motta se especializa e vira mestre dos chás

Por - 15/08/06 às 17:11

Reprodução

Depois de tornar-se um exímio conhecedor de vinho e cerveja, agora Ed Motta é especialista em outra bebida: chá. Segundo a revista Vogue RG, o cantor fez um extenso estudo sobre chás para montar uma carta com mil tipos da bebida do mundo inteiro. Isso, para o Bar do Emiliano, famoso por ser o predileto de Gisele Bündchen, em São Paulo.

Na seleção, existem tipos de vários lugares do mundo. Ed recomenda o Gunpowder, que é estimulante. O nome desse chá deriva da forma como as folhas são enroladas formando bolinhas (pólvora). É o chá verde tradicional, pálido, contendo menos cafeína do que qualquer outro chá. É o mais popular na região asiática e tem sabor frutado.

A origem do chá

A planta do chá provavelmente é originária do sudeste da Ásia. A origem histórica do chá como erva medicinal utilizada para manter acordado não é clara. A China é considerada o berço da bebida do chá e seu uso está registrado em torno do ano 1.000 A.C. 

Os chás mais populares são os de alecrim, alfazema, arnica, camomila, catuaba, erva cidreira e doce, hortelã, jasmim, carqueja, menta, malva, e maracujá.

Mitos e verdades sobre a bebida

Buscando alguns esclarecimentos sobre polêmicas envolvendo os chás preto e verde, a entidade inglesa Conselho do Chá tem uma cartilha, intitulada “Myth Buster” , com os 10 principais mitos sobre os verdadeiros chás.

Sobre o dito popular que diz que o chá tem mais cafeína do que café, eles explicam que: “Ao contrário. Apesar de conter cafeína, a quantidade presente nos chás é menor do que no café (50 miligrama por xícara de chá, contra até 115, dependendo do tipo de café).”

Se eles têm efeito diurético: “Chá não tem efeito diurético, a menos que a quantidade da bebida consumida contenha mais do que 300 mg de cafeína (o que equivale tomar de cinco a seis copos de chá).”

E as infusões de ervas, como camomila e erva-cidreira, são mais saudáveis do que os chás preto e verde? “Não necessariamente. Os verdadeiros chás são ricos em antioxidantes chamados flavonóides, componentes importantes para uma dieta saudável (podem ser encontrados em frutas e vegetais também). Muitas infusões de ervas contêm ingredientes farmacológicos e antioxidantes considerados benéficos. No entanto, estudos recentes mostraram que os níveis de antioxidantes nos chás preto e verde são maiores do que os presentes nas outras infusões.”

Que o chá verde não contém cafeína: “Os chás verde e preto são feitos a partir da mesma planta, chamada Camellia sinensis. Portanto, os dois contém a mesma quantidade de cafeína.”

E o chá verde é mais saudável do que chá preto? “Os dois tipos de chá contêm os mesmos flavonóides, em quantidades similares. Esses componentes são antioxidantes poderosos, que diminuem os riscos de doenças cardíacas, derrame e câncer

Adicionar leite ao chá reduz a ação de seus antioxidantes? “Estudos mostraram que os flavonóides do chá são absorvidos pelo organismo de qualquer maneira.”

É preciso beber grandes quantidades de chá para usufruir de suas propriedades terapêuticas? “Uma só xícara de chá contém todos os antioxidantes. Bastam três xícaras por dia para obter resultados positivos para a saúde.”

E chá faz mal para os dentes? “Estudos recentes mostraram que os flavonóides e do chá ajudam a prevenir a formação de cáries e placas bacterianas nos dentes.”

Beber chá durante as refeições diminui a absorção de ferro pelo organismo? “O consumo de chá durante as refeições não resulta em menor absorção do nutriente, para pessoas com saúde normal. A absorção de ferro é influenciada por uma série de fatores, que vão desde a quantidade do nutriente, suas características químicas e sua interação com outros componentes alimentares. Para pessoas com deficiência de ferro, os especialistas recomendam evitar a ingestão da bebida durante as refeições.”

Os tipos de chá mais consumidos no Brasil

São o pekoe, chinês e o assan, indiano. O tipo de bebida varia de acordo com a preparação das folhas – fermentadas e tostadas – e adição de aromatizantes – casca de laranja, jasmim, etc..

O chá mais consumido em todo o oriente é o chá verde, de baixa fermentação, que é também o mais sadio. No Brasil, o chá preto foi trazido pela família real. D. João VI mandou plantar no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e hoje é cultivado largamente, principalmente por imigrantes japoneses no sul do estado de São Paulo.

Propriedades de diferentes chás

Folha de abacateiro – persea gratíssima – para os rins e bexiga
Canela – sinnamonun zeylanicum – para suadouro
Erva doce – pimpinella anisum L. – para dor de barriga
Folha de figo – ficus carica – para o fígado
Hortelã – mentha viridis L. – contra gases e vermífugo
Losna – arthemísia abisinthium – para dor de barriga e vesícula
Louro – laurus nobile L. – contra insônia
Cabelo de milho – Zea mays – diurético. Ajuda a arrebentar sarampo e catapora
Quebra pedra – phyllantos niruri L. – diurético, contra pedras nos rins e ácido úrico
Flor de ibisco – rosa cinensis L. – diurético e adstringente.
Boldo do chile – peumus boldus – estimula o fígado e vesícula
Camomila – matricaria chamomilla – digestivo e calmante
Capim-cidreira – cymbopogon citratus – calmante e digestivo
Erva-cidreira – melissa officinalis – sedativo, ajuda a dormir
Flor de laranjeira – citrus aurantium – calmante, ajuda a dormir
Folhas de maracujá – parsiflora edullis – calmante, diminui a ansiedade
Broto de goiabeira – psidium guajava – contra diarréia
Tanchagem – plantago major – adstringente, hemostática, bom para o aparelho digestivo
Alho – alium sativus – contra vermes e, com mel, é ótimo contra gripes

Fonte: site novasociedade.com.br/cozinha

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.