Ed Sheeran enfrenta mais uma acusação por plágio

Por - 27/08/19 às 09:00

Reprodução / Instagram

Parece que a onda do plágio atingiu de fato Ed Sheeran. O cantor foi acusado, novamente, de acordo com o Daily Mail e The Sun, por copiar um material e colocá-lo na faixa Shape Of You, um dos lançamentos de 2017 que foi usado como divulgação do álbum Divide.

Sam Chokri, artisticamente chamado Sami Switch, apresentou documentos à justiça alegando que Sheeran "consciente ou subconscientemente tem o hábito de se apropriar da habilidade composicional e do trabalho de outros compositores". Em sua declaração, Chokri alaga que o refrão da música Oh Why, composta por ele em 2015, teria sido roubado e incluído em Shape Of You.

Sam ainda cita, no processo, os nomes artistas como TLC, Shaggy e Jasmine Rae como outras fontes que tiveram, supostamente, o trabalho "roubado" pelo cantor inglês.

Como resultado de tudo, um juíz decidiu bloquear o repasse pelos direitos autorais da música até que o caso seja julgado.

O popstar já abriu um processo contra Sam Chokri, alegando que sua reputação foi manchada e que seu fluxo de renda está parado.

Outras acusações

Esse tipo de situação não é algo novo para Ed Sheeran. Uma empresa que detém os direitos da composição Let's Get It On, de 1973 e famosa na voz de Marvin Gaye, acusa o músico britânico por "levantar grandes progressões harmônicas e elementos rítmicos" para usar em Thinking Out Loud, de 2014.

O caso só será levado à corte em 2020.

Photograph, também de 2014, esteve envolvida em um processo em 2017. Matt Cardle, vencedor do The X-Factor em 2010, acusou uma cópia entre o hit de Ed e a própria canção, Amazing, de 2011.

Depois do embate judicial, Cardle ganhou, em 2016, e recebeu cerca de US$ 20 milhões (R$ 83 milhões na cotação atual). 

Coincidência? Veja cantores que já foram acusados de plágio
Passenger retorna ao Brasil para apresentação única em SP
Ed Sheeran anda de bicicleta por Londres em novo videoclipe
5 vezes em que os famosos surpreenderam seus fãs!

---