Edney Silvestre se despede da Globo após 30 anos de jornalismo e chora. Vídeo!

Por - 19/12/22 às 16:29

Edney Silvestre apoiado numa estante de livrosEdney fez a primeira reportagem na Globo em 1996 - Foto: Vitor Pollak

Conhecido pelo trabalho como correspondente da TV Globo nos Estados Unidos, o jornalista Edney Silvestre anunciou saída da emissora, em um comovente vídeo, nesta segunda-feira, 19 de Dezembro. Em seu Instagram, o profissional de 72 anos, que recentemente revelou sofrer de dislexia, publicou uma, em que relembrou sua primeira aparição na tela da emissora em 1996, quando foi contratado para ser correspondente em Nova York, nos Estados Unidos.

O profissional chegou a chorar ao destacar o trabalho desenvolvido ao longo de 30 anos na emissora como coberturas de guerra, edições do Oscar e entrevistas com grandes personalidades internacionais. 

Leia +: Confira um dos livros lançados por Edney Silvestre

“Hoje, eu vim aqui para me despedir. Hoje, eu tô aqui, depois de cobrir os atentados terroristas de 11 de setembro em Nova Iorque. Depois de uma série de reportagens no Iraque de Saddam Hussein. Depois de entrevistar grandes estrelas de Hollywood e do cinema europeu. Depois de cobrir o Oscar, depois de entrevistas formidáveis com ganhadores e ganhadoras do Prêmio Nobel de Literatura. Depois de mostrar o melhor de nós brasileiros, eu estou partindo”, disse ele, com a voz embargada.

A descontinuidade do contrato de Edney foi anunciada internamente pelo diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, por meio de um e-mail.

No vídeo, Edney Silvestre, comentou que o público poderá acompanhar o trabalho dele em palestras pelo país ou através de minisséries: “Na telinha da Globo, você não vai me ver mais – a não ser em reprises, claro. Mas você vai me ver, sim: vai me ver em palestras, em apresentações de eventos, em conferências, em aulas, em peças de teatro e em musicais, em uma nova minissérie e também, e especialmente, nos livros, nos meus livros”, completou.

Ele encerrou o vídeo agradecendo o apoio que teve durante os 26 anos em que esteve na Globo: “Mas a razão de eu estar aqui agora, hoje, mesmo, é para agradecer. Agradecer a esses 26 anos de apoio, de palavras generosas, de carinho. Isso não é um adeus, isso é um tchau, com a minha gratidão. Então, até breve ou até já”.

ROMANCISTA PREMIADO

Além de jornalista, Edney Silvestre é escritor de livros-reportagem e de romances. Em 2010, ele venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance e o Prêmio São Paulo de Literatura pela obra “Se eu Fechar os Olhos Agora”, que virou minissérie de sucesso na Globo.

No mês passado, ele lançou um novo livro, com sete contos inéditos, “Pequenas Vinganças”.

Criador do programa “Milênio”, no canal de notícias GloboNews, exibido entre 2002 e 2017, ele apresentou o “Globo News Literatura”.

Na TV aberta, ele foi correspondente por mais de uma década e, atualmente, trabalhava no Globo Repórter.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino