Elenco assiste ao capítulo de Belíssima em noite literária

Por - 07/07/06 às 10:16

Felipe Panfili

Ipanema, badalado bairro da zona sul carioca, parou na noite do dia 06 de julho. Numa das ruas mais tradicionais do bairro, atores de Belíssima lotaram a livraria da Travessa para conferir o lançamento das biografias de Silvio de Abreu, Tony Ramos, Pedro Paulo Rangel e Vera Holtz. Cada um teve sua história contada na coleção Aplauso, que já reverenciou outros artistas. Mas enquanto na tevê, colocada estrategicamente no local, o penúltimo capítulo da trama do horário nobre global não chegou ao fim, a festa ficou parada.

“Não dava pra deixar de assistir. Terminamos de gravar o desfecho da novela às 20h e viemos para cá”, conta o autor, Silvio de Abreu.

Atentos e empolgados, os atores vibravam a cada cena. O desfecho do capítulo, em que Bia (Fernanda Montenegro) avista André (Marcelo Antony) e Vitória (Cláudia Abreu) e dispara um tiro, causou comoção geral. Em uníssono, todos gritaram um “aaahh!”, como quem queria ver mais.

Mas voltando ao lançamento…

Tony Ramos, cuja biografia intitulada No Tempo da Delicadeza, foi escrita por Tânia Carvalho, revelou ser arredio para falar sobre sua vida pessoal, mas se sentiu à vontade neste trabalho.

“Foram horas e horas de conversas por telefone e pessoalmente. Parecia sessão de análise, mas o resultado ficou muito bom”, destaca Tony à OFuxico.

Tânia Carvalho também assina a biografia de Pedro Paulo Rangel, batizada de O Samba e o Fado.

“Fiquei muito honrado por ser lembrado, por ter parte da minha história contada no livro. Espero que as pessoas gostem”, diz o Gigi, de Belíssima.

Livre do visual louro de Ornela, Vera Holtz revela ter resgatado fases de sua infância com a biografia, O Gosto da Vera, escrita por Analu Ribeiro.

“Escureci o cabelo para apagar a Ornela. Mas esse trabalho literário foi emocionante, o foco está basicamente na menina do interior de Tatuí. Ainda sou um pouco menina, tenho esse olhar lúdico, mas sem ingenuidade”, destaca Vera.

Acostumado a criar histórias, Silvio de Abreu gostou de ver a sua em livro, na biografia Um Homem de Sorte, escrita por Vilmar Ledesma.

“Mexer no baú emociona, é uma sensação muito agradável, você faz um mergulho em tudo o que já viveu, analisa, pensa. Não aceitei fazer essa biografia para dizer ‘olha como é o Silvio de Abreu!’. Fiz para que minha história sirva para outras pessoas, para que se encorajem em correr atrás do sonho. Nunca tive privilégio em nada, sempre tive que brigar. Me emocionei com algumas lembranças, mas me diverti muito também. Foi tudo feito com muita verdade”, desabafa o autor.

Fernanda Montenegro foi uma das mais abraçadas da noite e conta que está revisando aos poucos a sua biografia. Cláudia Raia e Edson Celulari, afirmam que ainda é cedo para ver suas vidas contadas numa obra, opinião parecida com a de Cláudia Abreu e Cauã Reymond.

“Sou muito novo para fazer uma biografia, tenho apenas 26 anos e sou plebe, eles são gênios”, diz Cauã à reportagem de OFuxico.

Alexandre Borges e Julia Lemmertz, Irene Ravache, Leopoldo Pacheco, Bianca Comparato, Sharon Menezes, Ada Chaseliov, Maria Flor, Marcelo Médice, Guilherme Weber, Gilberto Braga, Eva Wilma, entre outros também participaram da noite literária e não deixaram de levar pra casa os quatro novos livros da Coleção Aplauso.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.