Eliana: “É uma audácia dizer que alguém vai ficar no lugar da Hebe”
Por Redação - 19/11/12 às 17:14
Eliana não concorda quando alguém lhe pergunta se ela ficaria no lugar de Hebe Camargo, que morreu no dia 29 de setembro último. A apresentadora do SBT acredita que não tem quem possa substituir a Rainha da TV Brasileira. Em entrevista ao jornal Meio & Mensagem, Eliana falou sobre essa comparação. Ela também explicou que fez tratamento com fonoaudióloga e terapia para começar a trabalhar com um público de outra faixa etária, bem como sobre os negócios aos quais está sempre de olho, e a responsabilidade com o Ibope de sua atração dominical.
Confira alguns trechos da entrevista:
Sobre a mudança de público, quando deixou de falar com as crianças e passou para telespectadores mais adultos, Eliana afirma que foi uma transição feita aos poucos.
"Essa transição de público foi feita gradualmente. No começo, fazia um programa para crianças. Depois, para os adolescentes e, então, surgiu um pedido do público para essa mudança. A emissora em que eu trabalhava na época (Record) me ofereceu essa missão de falar com os adultos, com a família e, a partir daí, comecei a me preparar. Fiquei oito meses com fonoaudiólogas, com terapias, fazendo vários pilotos para me comunicar com um novo público. Deu certo. Fui a primeira mulher a entrar nesta vitrine dominical, neste horário tão acirrado onde, até então, só havia homens como Silvio Santos, Gugu, Faustão
Questionada sobre audiência, a apresentadora falou sobre a responsabilidade de comandar um programa dominical mantendobons índices.
"Dizer que não me preocupo com a audiência, não é verdade. Trabalho em uma televisão comercial onde os números são extremamente importante desde a audiência até os números comerciais. É uma responsabilidade muito grande. Cada domingo é diferente, o jogo nunca está ganho. Hoje, o público tem muito acesso à internet, às redes sociais, à TV por assinatura e, com isso, ele quer uma programação de qualidade. Não podemos jamais subestimar o telespectador, pois ele sabe o que é bom, o que é bem produzido, e com isso temos um desafio. O meu programa tem esse diferencial, além de entreter ele informa".
A apresentadora tem hoje nas mãos, um programa que bate verdadeiros recordes de merchandising e ela atribui isso à credibilidade e segurança, fatores que construiu com seu trabalho, ao longo dos anos.
"Cresci em frente à televisão, tenho certeza de que as pessoas entendem minha trajetória. A credibilidade e a segurança que passei durante todos esses anos foram essenciais. Mesmo que o público tenha mudado, minha pessoa e meus valores são os mesmos, as pessoas me conhecem. E isso traz a confiança de um anunciante em chegar até o programa e querer que eu coloque minha credibilidade para falar de um produto dele".
Referente ao processo de criação e escolha de seus produtos licenciados – que já alcançou a marca dos 150 – Eliana afirmou que participa da escolha de tudo, diretamente, para ter certeza de que está de acordo com o que vai ser colocado no mercado.
"Participo de tudo. Na linha de esmaltes, por exemplo, que possuem venda de um milhão de frascos por mês, me preocupo até com a matéria-prima, para saber se ela é boa. Participo até na escolha das cores dos esmaltes, da linha de maquiagens, enfim, tudo foi escolhido por mim e por uma equipe que me traz as referências de moda do Brasil e do mundo. Escolho o que tem a ver com minha imagem e com meu público".
Sobre ter lançado a Editora Master Books, em 2009, Eliana garantiu que queria alçar vôo em outro seguimento e que a idéia surgiu para que pudesse perpetuar as obras de grandes artistas admirados por elas. E também quer deixar a editora para seu filho, Arthur, fruto de seu casamento com João Marcelo Bôscoli.
"Na época em que trabalhava para o público infantil fui contratada pela Larousse, que é uma grande editora que estava entrando no Brasil. Com eles, fiz dois livros sobre ecologia juntamente com o biólogo Sergio Rangel, que trabalhava comigo na época. Mas a idéia de ter uma editora não foi para fazer nenhum livro a meu respeito. Cultura e livros nunca são demais e queria perpetuar a obra de artistas e pessoas que realmente admirasse. Quando escolho editar um livro do Fernando Meirelles (Cegueira, um Ensaio) ou a biografia da cantora Elis Regina, isso mostra minha paixão pelo cinema, pela música e, assim, a editora também revela quem eu sou e minha paixão por livros. Queria sair um pouco do mundo televisivo e tentar alçar voos em outros meios. Quero deixar a editora para o meu filho, e que ele seja muito feliz com ela".
Para lançar o site DaquiDali, com dicas sobre cultura, cuidados com o corpo, beleza, maquiagem e afins, Eliana contou que passou cerca de dois anos trabalhando para ampliar seu site (eliana.com.br), que era focado no conteúdo de sua atração televisiva .
"Já existia um site (eliana.com.br) que recebia um milhão de visitas por mês, mas era focado no conteúdo do programa e nas coisas que fazia como apresentadora. Logo, imaginei que poderia dar mais informações para estes visitantes. Foi aí que surgiu o projeto de ampliar o site. Trabalhei dois anos neste projeto com uma equipe muito bacana e quando percebi, estava montando um portal feminino. É um projeto que fala com a mulher real, que trabalha, que tem filhos, que gosta de estar antenada com a moda, quer dicas de saúde e economia. Hoje temos uma média de três milhões de visualizações por mês e minha vontade é que ele chegue a ser um dos dez portais mais vistos do Brasil".
Questionada pela publicação se, por ser mãe, agora gostaria de voltar a trabalhar com o público infantil, Eliana garante não ter nenhum prohjeto específico e conta que gostaria de ter, futuramente, um programa noturno voltado ao público feminino.
"Não excluí as crianças. O programa é familiar e todas as pessoas assistem. Há um foco maior na mulher, pois a maioria das pessoas que assiste ao programa são mulheres de 25 a 50 anos, mas claro que homens e adolescentes também assistem. Agora, um projeto específico para crianças não tenho. Acredito que minha missão na televisão agora é outra. Quero me comunicar com as mulheres e quem sabe no futuro fazer um programa noturno para elas".
De acordo com a publicação, recentemente, em uma pesquisa na internet, Eliana ficou em terceiro lugar para ocupar o trono de maior apresentadora do Brasil, no lugar de Hebe Camargo. Eliana é firme sobre o assunto.
"É uma audácia dizer que alguém pode ficar no lugar de Silvio Santos ou de Hebe Camargo, pois eles são ícones da TV brasileira. Mesmo ela não estando mais aqui, deixou sua marca, seu registro e não vejo a possibilidade de alguém ficar no lugar da Hebe. O que quero é fazer minha história, independentemente da história dos grandes ícones que tenho como referência e que respeito muito. Silvio Santos é uma grande referência para mim como apresentador, empresário e pessoa, e Hebe Camargo também. Agora, dizer que posso ficar no lugar dela? Jamais".
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