Elliot Page é o primeiro homem trans na capa da revista Time

Por - 18/03/21 às 00:00 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Elliot Page, famoso por ter protagonizado o filme Juno, declarou-se, em dezembro de 2020, ser transgênero e não-binário, ou seja, apesar de ter nascido com um corpo feminino, não se identificava com ele e também não se limita aos gêneros masculino e femininos em sua identificação de fato.

Desde então, o artista, famoso pelo filme Juno e a série The Umbrella Academy, não conversou com nenhum veículo da imprensa até que na última terça-feira (16), a revista TIME o revelou como capa da edição deste mês, sendo ele o primeiro homem trans a estampar a publicação.

Ellen Page se assume como homem trans e muda nome para Elliot

Ao longo da conversa com a repórter da Katy Steinmetz, Elliot se abriu a respeito do processo de transição, como lidou com isso e o atual que vive. Segundo ele, sofria de depressão por não falar para o mundo quem verdadeiramente era, e relatou sua experiência com a cirurgia de retirada dos seios – mastectomia bilateral masculinizadora.

"Simplesmente nunca me reconheci. Por muito tempo eu não conseguia nem olhar uma foto minha", contou Page, que também revelou ter entendido que era um garoto aos nove anos de idade. "Tive muito tempo sozinho para realmente focar nas coisas que penso, de muitas maneiras, que inconscientemente estava evitando. Finalmente fui capaz de aceitar ser transgênero e pude me tornar quem eu sou."

Apesar de enfatizar que as cirurgias de ressignificação de gênero não são importantes para todas as pessoas trans, Elliot considerou que o procedimento "transformou completamente" a vida dele. Ainda de acordo com a TIME, na época em que ele assumiu ser transgênero publicamente já estava se recuperando da cirurgia em Toronto, no Canadá. 

Page também apontou a recepção do público. Diferente de como imaginava, recebeu muito mais apoio do que mensagens preconceituosas, mas isso não o fez tirar o pé do chão.

Pensando em seu privilégios por ser branco e ter uma carreira bem-sucedida, o ator quer usá-los  para ajudar outras pessoas trans e levar mais inclusão para hollywood: "Meu privilégio me permitiu ter recursos para passar e estar onde estou hoje, e é claro que quero usar esse privilégio para ajudar da maneira que puder."

Elliot Page e Emma Portner se separam após três anos casados
Ellen Degeneres opina sobre transição de gênero de Ellen Page

---