Elvis Presley: Rei do Rock faria 90 anos e estudo revela seu legado eterno na música
Por Flavia Cirino - 08/01/25 às 10:52
Eterno “Rei do Rock”, Elvis Presley, com seu estilo inconfundível e sua voz marcante, tornou-se um dos maiores ícones musicais do século XX. Neste dia 8 de janeiro, data em que completaria 90 anos, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) aproveitou para divulgar um estudo sobre a influência e o alcance do artista no Brasil.
Mulher tenta extorquir fortuna da viúva de Elvis Presley
O levantamento mostrou que “Suspicious Minds” lidera como a música mais executada de Elvis no Brasil nos últimos cinco anos. Outras duas faixas icônicas, “Always on My Mind” e “Love Me Tender”, também figuram no topo, consolidando o impacto de suas obras na cultura brasileira.
O legado autoral de Elvis Presley
O banco de dados do Ecad contabiliza 79 obras musicais de Elvis Presley e 5.851 gravações cadastradas. Essas informações gaham registross por associações estrangeiras que possuem contratos de representação ou reciprocidade com entidades brasileiras. Essa parceria assegura que os direitos autorais do artista tenham respeito e seus valores devidamente arrecadados e distribuídos.
Diante da execução de uma música de Elvis ou de qualquer outro artista estrangeiro no Brasil, os direitos autorais acabam recolhidos pelo Ecad. O repasse ocorre para associações brasileiras, que, por sua vez, garantem que os compositores internacionais recebam seus valores.
Direitos autorais e os herdeiros de Elvis
De acordo com a Lei de Direitos Autorais brasileira (Lei 9.610/98), herdeiros do artista podem receber repasses dos rendimentos provenientes de direitos autorais por até 70 anos após sua morte. Esse período também se aplica a coautores, em caso de parcerias musicais.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O estudo do Ecad reforça como Elvis Presley, mesmo décadas após sua morte, permanece influente e relevante no cenário musical brasileiro.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino