Emanuelle Araújo analisa sotaque nordestino de produções da Globo

Por - 17/11/11 às 11:33

Divulgação/TV Globo

Emanuelle Araújo, que é nordestina, acaba de sair de uma novela, Cordel Encantado, da Globo, cujo sotaque era o mesmo que o seu. Rebatendo a críticas que dizem que a emissora inventa um sotaque próprio, ela acredita que tudo é muito relativo, que varia de produção para produção.

“Por exemplo, na novela que eu participei, que foi Cordel, isso foi super bem cuidado. Até porque era uma cidade fictícia, não era uma história real. A gente criou um sotaque nosso, com uma inspiração nordestina. O que tem de ser achado é uma unidade porque são todos de um mesmo lugar, que é um lugar fictício, no caso Brogodó, e tem de achar essa unidade”.

Ela salienta que ficou muito feliz pela produção do folhetim não ter criado uma imagem folclórica de seus conterrâneos e por ter mostrado a riqueza que tem o nordeste do país.

“E eu, como nordestina, achei isso um dos pontos altos da novela. Não só o sotaque, mas não foi apresentado um nordeste folclorizado, estereotipado, que também foi um dos pontos altos da novela. Não é a toa que a novela estava atingindo quase 40 pontos de ibope no nordeste. Por que eles não aceitam qualquer coisa não e acho que a novela mostrou um nordeste de verdade, com propriedade”.

Ela, que viveu o papel de Florinda, ficou encantada com a seu personagem elege que este talvez tenha sido um dos mais maduros de sua carreira. Ela também relembra que a moça foi polêmica por ter tido um relacionamento extraconjugal.

“A Florinda era uma personagem que tinha uma questão moderna para a época, uma mulher que se permitia viver uma paixão fora do casamento. Difícil, mas ao mesmo tempo tão feminina, tão dentro de um universo atual – mesmo sendo uma novela de época – que vive uma dualidade de sentimentos… Então foi um presente para mim, fiquei muito feliz”.

Ela diz que tem muito orgulho de ter participado deste trabalho, já que todos os detalhes foram muito bem pensados, desde o figurino à direção geral.

“Qualquer um que tenha feito parte desta novela diria isso. Foi uma novela feita com um primor de qualidade, a história, os autores, a direção, o figurino, tudo era muito primoroso. Fora o elenco que, além de ser talentosíssimo, teve uma interação pessoal verdadeira. Eu acho que isso seja importante no trabalho”.

Carreira de cantora

Emanuelle divide sua vida profissional entre ser atriz e cantora. Desde que surgiu na banda Cheiro de Amor, ela nunca deixou de cantar mesmo tendo se jogado nas novelas. Agora, de férias da televisão, ela doa seu tempo para a banda Moinho. Ela conta ainda que já estão gravando seu terceiro CD que ainda não tem um nome definido.

“A gente dá o nome depois que vê a cara do filho, um pouco diferente da vida real. Será lançado no segundo semestre do ano que vem, mas a gente já vai lançar um single, agora, no verão. Vai chegar nas mãos de todo mundo. Temos grandes parceiros, como o Carlinhos Brown e estamos gravando no estúdio dele, no Candeal, em Salvador. Estamos gravando este disco novo, sentindo a energia da Bahia, em casa”.

Para o Carnaval ela alerta que tem alguns convites, mas a agenda ainda não está fechada. Ela diz ainda que adora o carnaval de Pernambuco.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.