Emicida abre Festival de Curitiba com música em ação digital

Por - 12/09/20 às 22:00

Divulgação

No ano em que a pandemia do coronavírus mudou os hábitos no mundo todo, o Festival de Curitiba encontrou um caminho alternativo para manter as artes cênicas em movimento, garantindo sua essência de sempre buscar fazer um festival para todos.

Entre 17 e 24 de setembro, ocorre o Festival Online, uma versão digital e enxuta, que será uma prévia da 29.ª edição do Festival de Curitiba, que ainda deve acontecer presencialmente seguindo todas as orientações sanitárias de segurança, em data a ser confirmada. As atrações serão disponibilizadas, gratuitamente, nas plataformas digitais do Festival de Curitiba.

O aclamado cantor, compositor e rapper paulista Emicida é o convidado para abrir a programação, com o seu projeto “Emicida – Live Show”. O Festival Online contará ainda com o ao vivo infantil do Grupo Triii, em uma ação do Programa Guritiba e com a obra audiovisual “Antunes Filho : $odoma G/omorra { TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow”.

Uma parceria com o Sesc-SP, a peça estrearia na 29.ª edição do Festival e fará, agora, sua estreia em uma transmissão ao vivo, concebida e dirigida por Luiz Päetow, nas redes sociais do Festival de Curitiba e do Sesc-SP.  Haverá também uma edição especial do projeto Teatro Vivo em Casa, iniciativa da Vivo para incentivar e ampliar o acesso a arte durante a pandemia, com a apresentação do espetáculo "Maternagem”.

A programação se completa com um curso de Paulo Moraes, diretor da Armazém Companhia de Teatro, voltado a atores, diretores e dramaturgos, além de uma Mediação Teatral direcionada a professores e alunos da rede pública de ensino, com a participação de três especialistas da área.

O distanciamento social visa preservar a saúde de todos, porém a necessidade de se ‘isolar’ é dispensável. É nisso que a equipe do Festival de Curitiba acredita e quer colocar em prática com a ação online. As artes trazem em sua essência um forte poder de aproximação que ganha nova intensidade com o apoio da tecnologia.

As inúmeras transmissões ao vivo pelas redes sociais ao longo dos últimos cinco meses, que mantiveram o teatro e a música pulsando, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor (incluindo algumas promovidas pelo próprio Festival de Curitiba), demonstram isso muito bem.

“Em tempos de distanciamento social, as artes têm o poder curativo de aproximar e aliviar as ansiedades. Passamos esses meses buscando formas seguras de levar cultura e entretenimento para as famílias até chegarmos a este formato. O Festival é para todos e, nesse momento, queremos levar pela internet, um dos canais mais democráticos, parte de nossa programação acessível para todos do Brasil e, até mesmo, do mundo”, disse o diretor e idealizador do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, reforçando que a 29.ª edição do evento está em desenvolvimento e deverá ser um capítulo especial nesta história de três décadas.

Cantor Emicida abre programação cultural digital do Festival de Curitiba

Programa Guritiba vem aí

O Programa Guritiba também será representado no Festival Online, com o show do o grupo Triii, um fenômeno na internet entre crianças e adolescentes, com o show “Miudinho”, marcado para o dia 19 de setembro, às 16h. O Grupo Triii conta com mais de 85 mil seguidores no Youtube, com vídeos vistos por mais de 2,4 milhões de pessoas.

Celebrando 10 anos de carreira, a live apresentará uma seleção especial de músicas e brincadeiras que foram apresentadas ao longo dessa década, por Marina Pittier (voz), Fê Stok (guitarra e voz) e Ed Encarnação (bateria e voz), que trazem canções tradicionais brasileiras e composições autorais. No repertório, clássicos do grupo, como "A E I O U", "O Tomate e o Caqui", "Vira Virou” e "Pão, Pão, Pão", se misturam com as inéditas “Pipoca, Pipoca” e “Xote da Dona Ema”.

Teatro Vivo em Casa

No mesmo dia no 19/09, às 20h, a Vivo, uma das patrocinadoras do Festival de Curitiba, participa também com uma ação do projeto Teatro Vivo em Casa – Sessão Especial, com a apresentação de uma sessão do espetáculo "Maternagem” dentro da programação do Festival Online. 

A empresa vai criar um hotsite no qual as pessoas interessadas em assistir a transmissão farão um cadastro e receberão um link da plataforma Zoom, na qual será transmitida a peça. A liberação do cadastro será a partir do dia 15 de setembro na plataforma Vivo Cultura, que pode ser acessada pelo perfil @vivo.cultura no Instragram. Protagonizado por Amanda Costa, com direção de André Fusco, a peça conta sobre quatro mulheres de idades diferentes que, ao conversar sobre suas vidas, acabam por revelar as mães que são ou que se tornarão.

Antunes Filho: $odoma G/omorra

{ TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow” teria duas apresentações no Guaíra, denominadas {tubos de ensaio I & II} cujo objetivo seria inaugurar os processos criativos, na construção do nosso espetáculo.

Agora, em sua versão digital, o Festival realiza esta {transmissão}, que transcende as molduras convencionais do teatro. A intenção é oferecer uma fruição inesperada das artérias cênicas pesquisadas pelo visionário, recém-falecido, diretor Antunes Filho (1929-2019), a partir de sua peça inédita Sodoma & Gomorra.

Trata-se de um projeto secreto (de 1998) sonhado por Antunes em parceria com Päetow, mas que, devido à sua laboriosa gestação, nunca chegou a ser ensaiado. No último diálogo que tiveram, Antunes entregou-lhe um texto “inacabado” (já que, de acordo com seus notórios, longos processos criativos, somente chegaria à versão definitiva, quando fosse retrabalhado em cena) com a seguinte dedicatória: “Päetow, só você consegue encenar esta peça. Eu te amo! Antunes Filho”.

Armazém Companhia de Teatro

O diretor Paulo Moraes, da Armazém Companhia de Teatro, também participa do Festival Online, ministrando o curso “Compor a Cena”, com quatro aulas, entre os dias 21 e 24 de setembro, das 20 às 22h. Voltado a quem atua no teatro, terá vagas limitadas e o período de inscrição será divulgado em breve. 

Moraes explica que as aulas partirão de quatro espetáculos do grupo Armazém gravados em vídeos, que serão disponibilizados em links aos inscritos: ‘Toda Nudez Será Castigada’, ‘Inveja dos Anjos’, ‘Hamlet’ e ‘Parece Loucura Mas Há Método’ serão a base para discussões relativas às montagens destes espetáculos. Em cada encontro, ele estará acompanhado de artistas/criadores que participaram da elaboração dos espetáculos.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores – O Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é patrocinado pelo Ebanx, Vivo, Uninter, Renault do Brasil, Electrolux, Banco RCI Brasil, Junto Seguros, Copel – Pura Energia, Sanepar, Governo do Estado e GRASP. O Programa Guritiba é apresentado por New Holland, com patrocínio de Novozymes e Fibracem. Acompanhe as informações e novidades do Festival de Curitiba e de seus apresentadores, patrocinadores e apoiadores pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e Twitter @fest_curitiba.

Programação:

17/09, às 21h – Emicida (Live Show)

18/09, às 20h – “A Atuação do Espectador Teatral”. Bate-papo teatral com convidados especialistas no assunto e mediação de Carol Scabora

19/09, às 16h – Show Online "Miudinho – Grupo Triii"

19/09, às 20h – Teatro Vivo em Casa – Sessão Especial, com espetáculo Maternagem. A liberação do cadastro será a partir do dia 15 de setembro na plataforma Vivo Cultura, que pode ser acessada pelo perfil @vivo.cultura no Instragram

20/09, às 21h30 – “Antunes Filho : $odoma G/omorra { TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow”

21/09 a 24/09 das 20h às 22 – Curso “Compor a Cena”, com Paulo Moraes da Cia Armazém

*Todas as ações feitas de forma online e serão gratuitas.

André Gonçalves e Letícia Sabatella prestigiam Festival de Curitiba
Emicida produzirá novo álbum de Alaíde Costa com Marcus Preto
Emicida presta homenagem à Chadwick Boseman no Papo de Segunda

---