Entenda um pouco sobre a cirurgia do cantor Daniel
Por Redação - 25/06/06 às 19:50
Por conta do acidente de carro, que ocorreu na madrugada deste domingo, o cantor Daniel acabou fraturando o ombro esquerdo e teve de passar por uma cirurgia. Normalmente, quando ocorre esse tipo de acidente, os médios optam por uma artroscopia*.
O procedimento implica ser feito sob anestesia geral, embora em casos isolados, possa ser utilizada a anestesia local mais sedação. Normalmente, a cirurgia dura cerca de 2 horas.
Com a artroscopia, a agressão cirúrgica é mínima e assim o pós-operatório é mais fácil de ser suportado pelo paciente. Na generalidade das situações, a reabilitação inicia-se nas 12 horas seguintes.
Ocorre que, artroscopia é a intervenção cirúrgica que pode ser seguida de colocação de pinos, placas ou outro material cirúrgico. No caso do cantor Daniel, foi necessário a colocação de pinos para reconstrução de fratura de úmero esquerdo.
Importante: com base nas informações do Boletim Médico enviado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Daniel passou pela intervenção cirúrgica na tarde deste domingo, dia 25, OFuxico realizou uma montagem com imagens que podem ser as mesmas relacionadas ao caso do cantor.
*O que é artroscopia
Artroscopia é a técnica que permite corrigir lesões no ombro fazendo apenas pequenos orifícios na pele. A ótica artroscópica é constituída por cânula cilíndrica, jogo de lentes, fonte de luz e câmara filmadora que transmite as imagens para uma tela de vídeo. Introduzida por uma incisão pequena na pele, permite enxergar dentro da cavidade articular, que foi distendida com solução de soro fisiológico.
Através dessa ótica, é possível introduzir alguns instrumentos, como a broca artroscópica que, ligada a um motor, permite desbastar um osso proeminente. Nos casos de ruptura do tendão, são utilizados instrumentos para sutura introduzidos também através de pequenos cortes na pele.
A artroscopia possibilita fazer tudo o que se fazia antes com a cirurgia aberta: desbastar o osso, tratar a junta da clavícula, costurar tendões sem o inconveniente de grandes cortes e longas internações hospitalares.
Fontes:
Site do Dr. Dráuzio Varella : http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/dombro4.asp
Site da Revista Brasileira de Ortopedia: http://www.rbo.org.br
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.