Enterro de Bussunda provoca polêmica

Por - 22/06/06 às 10:30

Gabriela Andrade

O enterro do humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda – que era judeu – que ocorreu no cemitério cristão de São João Batista, está criando polêmica na comunidade judaica.

Segundo informações do Jornal Extra, o jornalista José Roitberg, membro da Federação Israelita do estado, publicou ontem, um artigo na edição eletrônica do jornal judaico Alef, criticando a decisão da família.

“Bussunda sempre se considerou judeu. Nos causou estranheza a nota do empresário dele, dizendo que Bussunda era um ‘judeu não praticante, por isso, não seria enterrado em um cemitério judaico’, o que é uma asneira completa”, escreveu ele.

No artigo, Roitberg cita ainda a inexistência de cemitérios judaicos para casais mistos no Rio e cogita que a escolha da família de Bussunda, se deve a uma possível vontade da viúva dele, de ser enterrada no mesmo túmulo, o que não é permitido em cemitérios judaicos tradicionais, por ela não ser convertida.

Ainda de acordo com o jornal, a viúva de Bussunda, a jornalista Angélica Nascimento, não foi encontrada para comentar o artigo.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.