Entrevista: Bruna Marquezine quer fazer faculdade de cinema

Por - 18/02/13 às 08:12

Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias.

Um artista que começa a trabalhar na tevê ainda na infância pode ter certas dificuldades para conseguir papéis mais maduros enquanto cresce em frente às câmaras. Assim, essa transição de personagens infantis para jovens adultos acaba sendo lenta. Mas Bruna Marquezine, aos 17 anos, quebrou essa regra. No ar em Salve Jorge, na pele da periguete Lurdinha, ela demonstrou que o perfil de menina meiga, como ficou registrado em sua eterna Salete de Mulheres Apaixonadas, ficou para trás e que agora já pode interpretar mulheres na tevê.

"Eu estou crescendo e não dava para o público me enxergar como criança para sempre. Mas ainda me vejo como menina fora das telas", explica.

Entre os motivos que fizeram o público mudar seu olhar sobre Bruna, está o figurino usado por ela na novela de Gloria Perez. Composto por peças justas, curtas e chamativas, ele ressalta as curvas da atriz a cada cena. Apesar de ter se assustado nas primeiras provas de roupas, na época em que o folhetim ainda estava em fase de pré-produção, quando as gravações começaram de fato, Bruna percebeu que os modelitos a ajudavam a compor a personagem.

"Ela é exatamente aquilo que a novela mostra e o figurino traz toda uma postura diferente da minha. Então, eu construí a Lurdinha baseada na caracterização da personagem", conta a atriz, que no Carnaval assumiu o nomoro com o jogador Neymar, após meses negando.

O Fuxico: Sua personagem em Salve Jorge se afasta muito do seu perfil usual de papéis, composto por personagens românticas, meigas e, muitas vezes, sofredoras. De onde você tirou inspiração para compor Lurdinha?

Bruna Marquezine: Eu não me inspirei especificamente em ninguém. Na verdade, durante o workshop da novela,  conversei bastante com meninas da minha idade que moram no Complexo do Alemão. Além disso, a Gloria Perez me dá muita informação sobre a personagem através dos textos. Então, a construção da Lurdinha acaba vindo de uma junção entre os textos que recebo e as pessoas da comunidade que tive a oportunidade de conhecer.

OF: Outra novidade nesse trabalho é o humor que sua personagem carrega. Mesmo a Lurdinha sendo bem caricata, as tiradas engraçadas acabam sendo sutis. Como você lida com a comédia?

BM: É muito diferente para mim estar em um núcleo com personagens fortes e de comédia porque eu estou acostumada a fazer muito drama na tevê. O interessante é que, apesar de ser engraçado, não é um humor bobo. Em vários momentos, por exemplo, quando estamos tratando de assuntos sérios da novela, ainda assim conseguimos fazer graça com a desgraça.

OF: Apesar de ter apenas 17 anos, você já tem uma carreira como atriz bem extensa. Além de inúmeras novelas, tem em seu currículo longas-metragens e uma temporada da peça Cosquinha. Existe alguma preferência da sua parte pela televisão?

BM: Gosto muito de experimentar todos esses meios. E, por mais que eu esteja interpretando, cada um deles é muito diferente um do outro. Então, aprendo muito atuando nos três. No teatro, por exemplo, você tem a resposta do público na hora. No filme, o ator já começa a gravar sabendo o final da obra e isso faz a construção do personagem ser completa desde a produção do longa. Já quando se trabalha com novela, não se sabe o fim da história, então tudo pode mudar no seu papel. A composição do personagem é constante. 

OF: Você já trabalha na televisão há 12 anos, desde que estreou no programa Gente Inocente. Como planeja sua carreira daqui para frente?

BM:  A carreira do ator é muito instável, difícil de se planejar. Mas pretendo, assim que tiver uma pausa entre novelas, começar uma faculdade de Cinema. Porque quero me manter nessa área.

Bruna Marquezine posta foto romântica ao lado de Neymar
Neymar faz declaração à dona Nadine: “Meu amor maior, Mãe”

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.