Era Uma Vez Um Fumante estréia no GNT
Por Redação - 21/05/06 às 15:29
Na quarta-feira, dia 31, quando se comemora o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, o canal a cabo GNT exibe o documentário inédito Era Uma Vez Um Fumante. Dirigido por Andrés Jarach, o programa mostra a trajetória de Thomas B., em seu primeiro mês como ex-fumante.
Diagnosticado como nível 4 no teste de dependência física Fagerström, o ponto de partida para essa mudança está calcado no fascínio do protagonista pelos personagens de Clint Eastwood, nos clássicos filmes de faroeste, onde a indefectível cigarrilha é presença constante em todas as cenas do mocinho.
Com o tempo, dúvidas começam a fazer parte do seu dia-a-dia. Lendo uma matéria jornalística, ele se depara com uma declaração do tirano coreano Kim Jong II, que diz: "Os fumantes estão entre os maiores imbecis do século, ao lado dos que não conhecem música e dos que ignoram os computadores".
Do outro, uma fala da primeira cena, do primeiro ato de Don Juan de Molière: "O tabaco é a paixão das pessoas honestas, e quem vive sem fumo não é digno de viver".
Para um fumante de peso como Thomas, que consumia o equivalente a 12 mil injeções intravenosas de nicotina mensalmente – o que compreende 40 cigarros ao dia –, continuar seguindo uma vida envolta em fumaça parece ser a opção mais prazerosa. "Tornar-se abstêmio é fácil. Seguir abstêmio, é realmente difícil", diz ele.
Mas, com a ajuda de um time de especialistas, entre eles cardiologistas, nutricionistas, psicólogos e até hipnoterapeutas, a batalha contra o fumo é iniciada.
O documentário mostra ainda experiências laboratoriais com cobaias, os níveis de dependência do cigarro relacionado à cocaína e heroína, as predisposições que fazem um indivíduo se tornar dependente, e monta um verdadeiro arsenal de chicletes de nicotina, inaladores, exercícios diários e uma dieta balanceada à base de proteínas e frutas, como armas no combate ao vício.
O documentário vai ao ar às 21h, pelo GNT.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.