Especial: Dicas para não errar na escolha dos presentes de fim de ano

Por - 22/12/11 às 08:00

Ag.News

O consultor de etiqueta, Fábio Arruda – que perdeu a paciência com a falta de educação de alguns colegas do reality show, A Fazenda, do qual participou na Record – foi convocado pelo site O Fuxico para dar dicas de presentes de fim de ano. Leia com a atenção para não fazer feio!

Especial: Dicas para não errar na escolha dos presentes de fim de anoNão esquecendo toda a emoção e sentimentos positivos que acompanham esta época do ano, é importante também que nos lembremos que, no mês de dezembro, a existência de eventos é quase diária. Todos os encontros e celebrações de final de ano promovidas pelas empresas são eventos profissionais e bastante importantes. Lembre-se que seu comportamento está sendo observado por todos e sua postura no ambiente de trabalho, mesmo que em clima de festa, deve ser sempre impecável.

Cometer excessos de comportamento não traz boas consequências. Esbarramos aí num evento, que muitos consideram extremamente desagradável: o amigo secreto. Hoje ele saiu do ambiente de trabalho apenas, e já é presente entre várias famílias, até como contenção de despesas.

Regras básicas: participe sim, nada de ser estraga-prazeres. Itens a serem respeitados: deve haver um limite mínimo e máximo para o valor do presente.

Nada de extrapolar porque você tirou o seu chefe, ou dar uma besteirinha qualquer porque saiu para o seu marido mesmo, e ele não vai se incomodar com essas coisas.

Se a brincadeira incluir aquelas mímicas e representações e, seja por timidez ou outra razão pessoal, e isso não lhe agrada, evite fazê-lo.

Se você foi escalado para organizar o evento da empresa, confirme o orçamento disponível, e tenha sempre em mente que se trata de um momento de confraternização.

Seja um churrasco num sítio ou um evento seguido de show em um restaurante ou casa noturna, seu comportamento e trajes devem se manter o mais adequado possível. Não é porque a empresa locou um espaço, que ela passa a ser proprietária do mesmo.

Já no ambiente familiar, é muito provável que você ofereça ou seja convidado para três grandes eventos neste mês: a ceia de Natal, o almoço do dia 25 e a festa de Réveillon.

Se não em tamanho, pois você pode comemorá-los de forma íntima, com poucas pessoas, estes são momentos de grande importância.

Muitas famílias optam pelo amigo secreto, até para reduzir os gastos com presentes e é uma ótima pedida.

Seja no amigo secreto ou não, evite presentes íntimos no ambiente empresarial e cuidado para não demonstrar preferências exageradas com presentes caros, em qualquer ambiente. Exemplos:

Objetos com conotação sensual ou erótica: você expõe o outro ao constrangimento.

Perfumes: são extremante pessoais e poucas pessoas variam muito de fragrância. Vale se conhecer a preferência do presenteado.

Roupas: todo cuidado na escolha do tamanho, exageradamente pequeno, parece deboche e muito grande ofende mesmo.

Sabonetes: já cansei de ouvir de senhorinhas de mais idade que já têm um estoque para outras encarnações.

Ítens religiosos: só valem se conhecer a religião de quem vai receber.

Brinquedos: preste atenção para presentear de acordo com a idade de cada um.

Pets: apenas se tiver autorização EXPRESSA dos donos da casa.

Repasses: é muito perigoso, pois pode voltar para quem já deu.

Objetos de liquidação: é muito chato não poder trocar o que se recebe, caso necessário.

 E o que vale como conceito é que exercite a arte de presentear. Escolha pensando no presenteado, tentando acertar. Já vai fazer muita diferença.

---