Especial: Relembre as músicas dedicadas às mães

Por - 13/05/12 às 11:28

Fotomontagem

Neste dia das mães, O Fuxico relembra algumas grandes canções dedicadas às rainhas do lar. Confira!

John Lennon – Mother (1970)

John Lennon foi fruto do casamento de Julia Stanley Lennon com Alfred Lennon, que abandonou a família. O ex-Beatle cresceu longe do pai, vivendo com sua tia Mimi.

Muitos pensam que Julia abandonou John, mas isso não é verdade. Durante toda a sua vida, ela sofreu por não poder ter o filho ao seu lado. Julia teve mais três filhas. Uma menina, fruto de seu relacionamento com Taffy Williams, foi dada para a adoção devido a pressões familiares. As outras duas filhas Julia e Jacqui, foram fruto de sua união com John Bobby Dykins.

Dona de um temperamento difícil, Julia era impulsiva e com muito senso de humor. Apaixonada pela música, foi ela quem presenteou Lennon com sua primeira guitarra.

Embora separados,  John e Julia sempre se visitavam. Em 15 de julho de 1958, após uma dessas visitas, Julia morreu atropelada por um policial fora de serviço, que conduzia o carro embriagado.

The Beatles – Let It Be (1970)

Assim como aconteceu com John Lennon, Paul McCartney perdeu a mãe, Maria, durante a adolescência.

Durante as conturbadas sessões de gravação daquele que seria o penúltimo álbum dos Beatles, que acabou sendo o último a ser lançado, Paul McCartney se sentia triste, esgotado, muito nervoso. Eram tempos difíceis, quando os 4 amigos enfrentavam muitas discussões que acabaram culminando no fim dos Beatles.

Certa noite, durante um sonho, sua mãe apareceu ao seu lado e o consolou. Ao acordar, Paulo  escreveu Let it be.

Pink Floyd – Mother (1980)

A música faz parte do álbum The Wall e fala da relação edipiana entre mães e filhos. A super-proteção materna, muitas vezes opressora, também é retratada, abordando o período da adolescência, quando os jovens despertam para a necessidade de um vôo solo, sem tantos carinhos  e abraços. Mas é sempre para  as nossas mães que pedimos às respostas da vida.

Gal Costa – Mãe

Caetano Veloso escreveu e Gal gravou em seu álbum Água Viva de 1978. Melhor que comentar, é ouvir esta canção.

Paul Simon – Loves Me Like A Rock (1973)

Uma linda canção sobre o amor de uma mãe por seu filho. Ama-me como uma pedra lembra que as mães estão sempre à postos, oferecendo seu amor e garantir que seus filhos não se desviarem do caminho do bem.

Patti Smith – Mother Rose (2004)

Em 2002, Patti Smith perdeu a sua mãe, Beverly e passou a escrever canções que falam da maternidade em geral, e também da sua própria experiência mãe e filha.

Assim nasceu Trampin, àlbum que traz a música Mother Rose, que fala de seu amor pelas flores, em especial às  rosas. Detalhe curioso: Patty sempre foi alérgica à elas.

 

Tupac – Dear Mama (1994)

Até mesmo os mais selvagens rappers têm um lado concurso. O rapper Tupac Shakur, mais conhecido como 2Pac,  escreveu Dear Mama para homenagear sua mãe, Afeni.

Na música ele agradece à mãe por todos os esforços em sua criação, garantindo que nunca faltasse um prato de comida em sua casa, e pela dedicação ao conduzi-lo sempre pelo caminho do bem. A canção se tornou um hino.

Outras:

Backstreet Boys- The Perfect Fan Live

N Sync – (God Must Have Spent) A Little More Time On You

Ozzy Osbourne – Mama, I'm Coming Home

Christina Aguilera – Oh Mother

Mothers Little Helper Rolling Stones

 

Elvis Presley – Mama Liked The Roses

Spice Girls – Mama


×