Especialista explica protocolo da última aparição dos Sussex

Por - 16/03/20 às 03:00

Reprodução/Instagram

No começo desta semana o encontro do Príncipe Harry e Meghan Markle com o Príncipe William, e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, assim como o Príncipe Charles e a duquesa de Cornwall Camilla Parker-Bowles, deu do que falar. O reencontro dos Duques de Sussex foi muito comentado nas redes sociais, principalmente porque eles se sentaram atrás dos Cambridge durante o dia da missa de Commonwealth na Abadia de Westminster.

Para muitos essa foi uma provocação da rainha para com eles, porém, a especialista em assuntos da realeza Katie Nicholl explicou o motivo:

"Por ser um evento cheio de protocolos, guarda a tradição de que a realeza é colocada segundo sua posição na linha de sucessão. De fato, sua chegada na igreja se dá nesta mesma ordem. Por exemplo, vemos que os primeiros a chegar foram os condes de Wessex – o príncipe Eduardo e sua esposa Sophie -, depois os Sussex, seguidos pelos Cambridge, o príncipe de Gales e sua mulher, e a rainha, chegando por último.", justifica.

E assim, na mesma ordem eles entraram na igreja, com a rainha no lugar principal, seguida pelo Príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão, acompanhado por sua esposa, seguido pelo príncipe William, segundo na linha de sucessão, com a duquesa de Cambridge. Na ausência dos filhos do casal, que são terceiro, quarto e quinto na linha de sucessão, o príncipe Harry é o próximo e no sexto lugar, e para finalizar os condes de Wessex, que na falta do Príncipe Andrew que não compareceu ao evento, é o próximo na linha.

Em alguns meios britânicos foi divulgado que à última hora haviam decidido que Meghan e Harry não fariam parte da procissão de entrada, na qual apareceram no ano passado. Apenas os Cambridge acompanhariam a Rainha Elizabeth e o Príncipe Charles e sua esposa, mas para não criar problemas, Kate e William decidiram não participar da procissão e tomaram seus lugares correspondentes posteriormente.

Também durante o evento do Dia da Commonwealth na Abadia de Westminster, o público acusou Príncipe William e Kate Middleton de ignorararem Harry e Meghan.

Foi a primeira vez que os irmãos se encontraram depois que Harry anunciou o seu afastamento da realeza.

Imagens da TV ao vivo mostraram Harry sorrindo e cumprimentando seu irmão, enquanto Meghan, usando um vestido verde esmeralda, parecia sorrir e dizer 'oi' à Kate Middleton. Aparentemente Kate não quis cumprimentá-los e a Internet acusou-a de ter ignorado Markle, porém, outro vídeo mostra que Meghan não estava cumprimentando Kate e sim uma senhora que estava bem próxima aos bancos, apoiando. O evento foi o último dever real público do casal.

---

Tags: ,,