Esquenta festival! Relembre os hits da cantora Lily Allen
Por Redação - 08/06/19 às 10:05
Irreverente, provocativa e talentosa. Essa é Lily Allen. A cantora britânica esteve no Brasil lá em 2009, com a turnê do segundo álbum It's Not Me, It's You, e desde então ficou longe dos holofotes até retornar com o single Hard Out Here, do álbum Sheezus, de 2013.
Em 2018, no mesmo ano em que lançou o quarto álbum de estúdio, No Shame, a compositora também partiu para as livrarias com o livro My Thoughts Exactly (algo como Exatamente Os Meus Pensamentos, em tradução livre). A obra casa com o disco que surgiu com a proposta de ser mais verdadeiro e mostrar o lado ainda mais pessoal de Allen, falando a respeito do colapso no casamento, a criação das duas filhas – Marnie e Ethel -, abuso de substâncias ilícitas e questões sociais. Ambos os trabalhos foram muito bem recebidos pela crítica especializada.
No próximo domingo (9), a artista pisa em solo brasileiro pela segunda vez, 10 anos depois, para um único show na capital paulista durante o 23° Festival Cultura Inglesa e os ingressos já estão esgotados.
Para esquentar até o momento que a britânica subir no palco, nós, do OFuxico, preparamos uma lista com os maiores sucessos da Lily Allen.
Smile
A canção do primeiro álbum da artista – Alright, Still – despontou a carreira de Lily Allen em 2006. Concorreu a importantes premiações, como o Brit Awards, e alcançou marcas memoráveis nas paradas britânicas, sendo a primeira mais ouvida na Ingleterra no ano.
A canção fala sobre uma mulher com raiva do ex-namorado que a traiu. No começo ela se diz com o coração partido, sem chão, totalmente desolada, mas, ao vê-lo tempos depois do mesmo jeito que ela estava, se sente gloriosa.
E a curiosidade fica por conta da batida. O som meio calmo recebeu o "sample" de uma faixa da banda Soul Brothers, Free Soul, dos anos 1960.
Not Fair
Com uma gravação ambientada em programas no estilo country, Lily canta a respeito de sua instatisfação com um rapaz. Ele é legal em muitos aspectos, sempre carinhoso e atencioso, porém quando eles têm relações mais íntimas o resultado a desagrada, por isso não pode continuar com ele.
Realmente algo não muito justo segundo ela.
The Fear
Outro hit número um da Inglaterra, segundo a revista NME, foi The Fear, do segundo álbum It’s Not Me, It’s You.
Sempre usando seu trabalho para fazer críticas, Allen, nessa faixa, fala do incômodo que sente ao ver as imagens falsas que as pessoas fazem de si mesmas nas redes sociais. De forma sarcástica, ela dá dicas de formas rápidas para ficar famosa, como objetificação ao invés do talento.
Em entrevista ao jornal Telegraph no ano passado, a musicista explicou um pouco mais o que a levou a compor a canção.
"É engraçado porque quando eu escrevi [The Fear] era para ser algo sarcástico, mas agora faz muito sentido, infelizmente. Eu estava passando muito tempo no MySpace e no Twitter, que eu acho que estava começando a bombar, e senti queas pessoas estavam usando versões de si mesmas na internet. Era como se fossem infantis, uma libertação dentro das redes sociais".
F*** You
A canção com um palavrão de título foi considerada um hino dentro da luta LGBTQ+. A inspiração veio por meio da posição contra a homofobia da cantora e uma indireta ao então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Além disso, Lily Allen revelou que gosta da ideia de usar batidas fofas e abusar do lado mais obscuro nas letras.
Hard Out Here
Após alguns anos sem nenhuma atualização, eis que a britânica retoma as atividade em 2013 com o single já citado: Hard Out here.
Desta vez ela dá voz às mulheres e reclama da exigência feita o tempo todo para que mulheres pareçam perfeitas, cobrando cirurgias plásticas e uma imagem socialmente aceita. Ela ainda faz uma denúncia ao fato de haver uma preconceito grandioso contra mulheres dentro da indústria musical.
Somewhere Only We Know
Talvez você já tenha ouvido essa faixa em alguma propaganda da TV. Originalmente gravada pela banda Keane, Lily colocou a voz para entonar a canção em prol de uma campanha criada para ajudar as crianças afetadas pelo tufão Haiyan, em 2014.
Na versão estendida do disco Sheezus, Somewhere Only We Know entrou como uma faixa bônus.
Trigger Bang feat. Giggs
Com a volta dela para o meio musical em 2018, Lily Allen resolveu ser o mais verdadeira possível. Nessa colaboração com o rapper inglês Giggs, a compositora fala do quanto se sentiu mentirosa consigo mesma nos anos anteriores e como foi bom o processo de amadurecimento, se libertando do que a fazia mal, principalmente pessoas tóxicas.
Lost My Mind
Umas das letras mais pessoais do álbum. Em Lost My Mind, a musicista aborda um caos próprio, passando pelo divórcio com o ex-marido, Sam Cooper, os casos de infidelidade por parte dela, a monotonia que vivenciou por um período e a crise de identidade que sentiu antes, durante e depois do Sheezus.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.