Estação das barcas pode ganhar nome de Paulo Gustavo. Saiba tudo!

Por - 17/05/2025 - 09:00

paulo gustavo no cartaz do filme filho da mãe, do amazon prime videoFoto: Amazon Studios

Paulo Gustavo pode ficar eternizado em um dos pontos mais movimentados de Niterói, no Rio de Janeiro. Isso porque a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou, em primeira votação, um Projeto de Lei que propõe renomear a estação das barcas de “Charitas” para “Estação Ator Paulo Gustavo”.

Homenagens marcam 4 anos da morte de Paulo Gustavo

Dessa forma, a homenagem reconhece a forte ligação do artista com a cidade onde nasceu e se criou, além de sua integração com o público brasileiro.

Símbolo de Niterói e da cultura nacional, o humorista passou grande parte da vida na cidade. Niterói, inclusive, frequentemente serviu de pano de fundo para suas obras como a franquia de sucesso “Minha Mãe é uma Peça”.

Paulo Gustavo defendia amor e inclusão

A personagem Dona Hermínia, por exemplo, inspirada em sua própria mãe, se tornou um ícone do cinema nacional. “Além de seu talento indiscutível como ator e humorista, Paulo Gustavo sempre foi um defensor do amor e da inclusão”, afirmou o deputado Thiago Rangel, autor do projeto.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Para o parlamentar, dar o nome de Paulo Gustavo à estação é uma forma de reforçar a importância de sua contribuição à cultura e à diversidade. O deputado destacou também que o ator usava sua visibilidade para abordar temas relevantes, como respeito à diversidade sexual e combate ao preconceito.

Projeto segue em tramitação e pode virar lei estadual

Após a aprovação inicial, o projeto volta ao plenário da Alerj para segunda discussão. Caso seja aprovado novamente, o texto segue para avaliação do governador Cláudio Castro, que poderá sancionar ou vetar a proposta. A possível mudança já gerou grande repercussão entre fãs, que veem na homenagem um gesto de carinho e reconhecimento póstumo.

Paulo Gustavo morreu em 4 de maio de 2021, aos 42 anos, vítima de complicações da covid-19.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino