Estelionatários levam R$ 17mil de Mamma Bruschetta em golpe do cartão de crédito

Por - 23/04/21 às 08:18

Reprodução/Instagram

Obedecendo as orientações de isolamento social, Mamma Bruschetta foi surpreendida ao descobrir que foi vítima de um golpe do cartão de crédito. A apresentadora de 71 anos contou que estelionatários gastaram pouco mais de R$17 mil em seu nome. Ao consultar a fatura do cartão de crédito na quinta-feira (22), a artista constatou o alto valor e passou mal.

“Tive até desarranjo intestinal de nervoso. Gente do céu! Na hora que a gente sabe que o seu cartão de crédito foi clonado, fica sem ação. Não sabemos se vamos para frente, para trás ou para o meio. Essa coisa de roubar pobre é um mal que está se alastrando neste país”, desabafou ela ao Notícias da TV.

Mamma Bruschetta comenta sua demissão do SBT

Para se resguardar, Mamma de imediato registrou um boletim de ocorrência eletrônico e em seguida fez contato com a administradora do cartão. Felizmente ela conseguiu identificar os gastos e recebeu o retorno positivo do banco de que os valores serão todos estornados. A apresentadora ressaltou que sua vida financeira não é nada confortável e o valor lhe custaria grande prejuízo.

“O povo pensa que, por causa do meu nome ou por qualquer outra coisa que eu faça, a minha vida financeira é abastada. Não é. A gente sabe que não é. Neste tempo de pandemia, eu praticamente desempregada, quando você sabe que está sendo clonada, fala: ‘Mas o que é isso?'”, lamentou.

Mamma Bruschetta fala de câncer no esôfago: 'Traiçoeiro'

“Um absurdo! É uma experiência que não desejo para ninguém. Nos tempos de pandemia, eu desempregada, sem um tostão na conta corrente e nem outro tostão na poupança. De repente, vejo meu cartão triplicado porque clonaram ele. Nossa Senhora, tive um desarranjo. Fiquei desorientada e parecendo uma barata tonta”, disse Mamma.

Evite o golpe

Quando bem utilizado, o cartão de crédito é uma facilidade que todos gostam de ter, pois ajuda a gerir melhor o dinheiro. Os golpistas usam de diversas maneiras e muitas delas criativas para aplicar golpes e roubar dinheiro.

Mamma Bruschetta sofre acidente em casa: ‘Fui parar no chão”

No geral, esse tipo de golpe é caracterizado por compras feitas no seu cartão de crédito ou de débito que for feita sem seu consentimento. Compras passadas com valores diferentes do acordado para um produto ou serviço, podem ser considerados também um golpe dessa linha.

Também podem ser dessa natureza de golpes, casos em que o consumidor não recebe o produto ou o serviço contratado.

Mamma Bruschetta ganha peruca réplica do próprio cabelo

Veja os 5 golpes do cartão de crédito mais comuns

1) Clonagem

O criminoso copia os dados do cartão e registrar esses dados em um outro cartão. E assim, faz compras em seu nome. Para coletar esses dados a técnica mais comum é usar o equipamento conhecido popularmente como “chupa cabra”, um aparelho eletrônico que é colocado nos leitores de cartões principalmente em caixas eletrônicos. Seus dados são roubados sem que você perceba.

2) Confirmação de dados bancários

Aplicado em sua maioria por ligações telefônicas ou também por mensagens de SMS. Os criminosos fingem ser funcionários do banco ou da operadora de cartão de crédito e usam técnicas de persuasão para enganar os consumidores. O intuito é coletar senhas, dados sensíveis do cartão de crédito e de contas bancárias.

Mamma Bruschetta está namorando militar de 34 anos

3) Sites falsos (Phishing)

O golpe do cartão de crédito mais popular no momento, é também usado para outros roubos de dados. Chamado Phishing, termo em inglês para pescaria, porque esse golpe tenta simular uma isca para que a pessoa caia. Criminosos criam sites falsos muito parecidos com sites de instituições financeiras reais. Com isso, os consumidores deixam dados do cartão de crédito e até senhas de contas bancárias, por acharem que estão realmente no site correto. Sites falsos como esse não se limitam somente a instituições financeiras. Sites de e-commerce com produtos falsos também são iscas para coletar dados de cartão de crédito. Esses sites falsos geralmente chegam para as pessoas pelo email, ou por SMS.

4) Troca de cartão

Acontece no mundo real quando o consumidor passa o cartão de crédito em uma máquina de cartões e o criminoso aproveita a distração do consumidor. Ele vê o cliente digitando a senha do cartão na máquina, emite a via do cliente e aproveita esse momento para trocar o cartão por um cartão diferente. Muitas das vezes um cartão que já é roubado. A consumidor não checa o cartão e acaba sendo vítima de um golpe oportunista.

5) Pagamento por aproximação

Recentemente vem crescendo uma funcionalidade que as instituições financeiras estão disponibilizando: realizar pagamentos por aproximação usando cartões de crédito. O consumidor somente encosta o cartão na máquina e não precisa colocar a senha para confirmar a compra. Em um local aglomerado como por exemplo transporte coletivo, o golpista prepara a compra na máquina e passa próximo aos bolsos com carteiras ou nas bolsas das pessoas.

Mamma Bruschetta toma a vacina do Covid-19 e comemora

---