Ex-apresentador da Globo sobre câncer: ‘Há tempos não chorava’
Por Raphael Araujo - 17/09/2025 - 13:24

Na terça-feira, 16 de setembro, Jonas Almeida usou o Instagram para compartilhar novidades sobre seu tratamento contra o câncer de pulmão. O ex-apresentador da Globo contou que seguirá por mais dois anos em radioterapia e imunoterapia, após os médicos identificarem uma nova “suspeita” durante os exames. Ele relatou que sua última quimioterapia trouxe momentos de intensa dificuldade.
Cantora de k-pop anuncia gravidez de gêmeos, após câncer
“Fiquei devendo esse registro da semana passada e esses 6 olhinhos não mentem: essa última quimioterapia não foi fácil. O tratamento segue por mais dois anos com radioterapia e imunoterapia. Apareceu uma suspeita e eu gostaria de pedir a oração de vocês. Ainda estou fazendo mais exames”, escreveu Jonas, primordialmente.
No relato, Jonas logo descreveu como a experiência o levou a um momento de fragilidade emocional. “Mas fazia tempo que eu não dava uma desabada… Chorar largado, sabe… Não dá pra pular a dor. Semana passada, numa troca de mensagens com uma amiga, ela disse: ‘Acho que nessas horas temos que acolher a dor, respeitar nosso tempo, e, então, fazer o que quer que a gente queira…’”, apontou o ex-apresentador da Globo em seguida.
Simony reflete sobre o câncer: ‘É importante você se amar’
Jonas reforça importância do diagnóstico precoce
O jornalista então reforçou a importância de acolher os próprios sentimentos e de não negar as dificuldades do processo. Além do pedido de orações, Jonas aproveitou a publicação para alertar seus seguidores. Ele contou que o diagnóstico precoce do câncer foi possível porque procurou atendimento após uma gripe, o que resultou em uma tomografia. Segundo os médicos, se tivesse esperado mais seis meses, suas chances de cura seriam menores.
“Eu acredito que quando a gente não abraça a dor, ela continua batendo na porta. E aí tem o velho clichê: a gente não controla as coisas que acontecem com a gente, mas controla o que a gente faz com o que acontece com a gente. Passado o dilúvio necessário, andar… E rir, sempre! O sol nasce e esquenta de alegria o rosto da gente. Obrigado por tanto carinho e oração! Sempre me sinto carregado por vocês. E, como nunca vou cansar de repetir, isso tudo não pode ser em vão”, escreveu ele, posteriormente.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“SE VOCÊ TEM UMA DOR DIFERENTE QUE TÁ CHAMANDO SUA ATENÇÃO, PROCURE UM MÉDICO. Não custa nada. Se eu tivesse esperado mais 6 meses pra fazer exames, segundo meus médicos, eu teria muito menos chance com a mutação agressiva que eu tive. O câncer hoje em dia não é mais aquele bicho-papão se for diagnosticado cedo. O diagnóstico precoce salva. E nossa vida é preciosa demais pra gente e pra quem a gente ama e nos quer bem. Deus tá sempre dando recados, que sorte a nossa. Vamos juntos, turma!”, concluiu Jonas, por fim.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.

























