Famosos aplaudem investida de diretor brasileiro no cinema americano

Por - 06/10/05 às 10:25

Francisco Silva

O penúltimo dia do Festival do Rio levou vários famosos ao Cine Odeon BR, na Cinelândia, centro da cidade carioca, para prestigiarem a investida do diretor brasileiro Fernando Meirelles no cinema americano, com o longa intitulado O Jardineiro Fiel. E, por unanimidade, o trabalho do cineasta, que ficou conhecido mundialmente por causa do filme Cidade de Deus, foi aplaudido na noite da última quinta-feira, dia 5. O Jardineiro Fiel vinha carregado de expectativas também por ter participado da competição oficial do Festival de Veneza de 2005.

Antes da exibição, o protagonista do longa, o ator inglês Ralph Fiennes, arrancou aplausos e gargalhadas da platéia ao arriscar falar português. Fiennes, que é conhecido do grande público por suas atuações em O Paciente Inglês, o qual lhe valeu a indicação ao Oscar de melhor ator, em 1996, e ao de melhor ator coadjuvante, por A Lista de Schindler, em 1993, mesmo com sotaque, conseguiu dar um boa noite na nossa língua. E falando em inglês, descreveu seu prazer de ter sido dirigido por Fernando Meirelles e do quanto estava gostando do Brasil. Ele não se esqueceu de elogiar a beleza do Rio de Janeiro.

O diretor Fernando Meirelles foi mais do que econômico nos agradecimentos. Destacou apenas sua felicidade de ter conseguido tempo de vir à première brasileira de seu filme. Tanto Meirelles quanto o astro inglês não esperaram o início da sessão. Mas, na chegada, os dois foram dignos de uma recepção hollywoodiana, pois as fotos puderam ser tiradas só à distância e sem o assédios dos repórteres.

Famosos

Entre as várias celebridades que estiveram na platéia do tradicional cinema, Caetano Veloso foi destaque, acompanhado de sua ex-mulher, Paula Lavigne, numa demonstração de que a separação do casal foi totalmente civilizada. Caetano e Paula chegaram e saíram juntos do evento, mas não demonstraram se estavam passando por alguma recaída. Comportaram-se apenas como dois grandes amigos.

Presidente da RioFilmes, cinéfilo e um dos maiores conhecedores de cinema, José Wilker conseguiu uma folga nas filmagens de O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues, e marcou presença ao lado da mulher, Guilhermina Guinle. O simpático casal chamou atenção também pela elegância do seu traje. Ela, num longo com um decote que deixava parte das costas de fora. E ele, com traje passeio completo.

Débora Bloch foi outra que caprichou no modelito que ia um pouco abaixo do joelho, com transparências e recortes. A atriz comparou o evento carioca a um dos internacionais mais famosos:

“Está parecendo o Festival de Cannes. Só que eu não estou em nenhum filme”, disse, quando chegou ao Odeon.

Débora, que não faz cinema desde 2000, quando atuou em Bossa Nova, de Bruno Barreto, declarou recentemente a um suplemento de um jornal carioca que os cineastas deveriam ir mais ao teatro. Para quem sabe ler, um pingo é letra.

Fernanda Lima foi muito aplaudida pela turma do sereno, ou seja, aqueles que não conseguiram convites ou ingressos para assistir ao badalado O Jardineiro Fiel. Mas a protagonista de Bang Bang, que foi ao cinema sem a companhia do namorado, Rodrigo Hilbert, preso nos estúdios da Rede Globo, nas gravações de América, não quis papo. Apenas acenou para a galera.

Juliana Paes e o namorado, Carlos Eduardo, não escaparam das piadas dos mais engraçadinhos que se acotovelavam na Cinelândia. Tudo por conta do sucesso de Creusa, a santinha do pau oco de América. Os dois sorriram muito quando alguém comentou que iria contar para o Feitosa (Aílton Graça) onde e com quem a Creusa estava.

Camila Pitanga foi para o Odeon direto das gravações de Belíssima (próxima novela do horário nobre global):

“Só o modelito que é meu, porque a maquiagem é da Mônica (nome de seu personagem na história de Sílvio de Abreu). O cabelo também está meio castanho, porque estou tirando o avermelhado e também tem a ver com o meu papel. Mas, no decorrer da trama, ele vai ficar na cor natural, que é mais escura”, disse, com a espontaneidade e simpatia de sempre.

Quem também se desdobrou para assistir ao O Jardineiro Fiel foi Mariana Ximenes. Depois de gravar cenas de Raíssa, em América, ela ainda teve tempo de passar em casa e se encontrar com o maridão, Pedro Buarque de Holanda, e ir assistir ao filme dirigido por Fernando Meirelles.

Regina Casé ficou sentada perto de Douglas Silva e Darlan Cunha, protagonistas de Cidade dos Homens, que este ano terá cinco novos episódios exibidos. O detalhe foi que Darlan, que namorou Benedita, a filha de Regina, estava ao lado da ex-sogra com uma garota, que ele não quis relevar o nome e nem assumir se era sua namorada.

Para um evento de tamanha grandiosidade e que tem reunido a nata dos artistas nacionais, como foi o caso ainda de Zezé Polessa e Murilo Rosa, que marcaram presença na noite de quarta-feira, dia 5, no Odeon BR, uma coisa é certa: faltou o troca-troca de namorados, ou novos casais de ficantes, que sempre aguçam a curiosidade alheia.

Sinopse do filme

Numa área remota no Quênia, a ativista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada morta com sinais de brutalidade. O desaparecimento do médico que a acompanhava levanta a suspeita de crime passional. Justin Quayle (Ralph Fiennes), marido de Tessa e diplomata do Alto Comissariado britânico de Nairobi, é uma pessoa pacata, que dedica a maior parte do tempo à jardinagem.

No entanto, o assassinato da mulher vai levá-lo a três continentes e, com seu acesso a segredos diplomáticos, Justin vai arriscar a vida para revelar uma intrincada conspiração. O Jardineiro Fiel é baseado no best-seller de John le Carré.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.