Famosos e familiares conferem homenagem póstuma a Renato Russo

Por - 12/10/06 às 10:21

Felipe Panfili

Com seu 1,90m de altura, o adolescente Giuliano Manfredini, mesmo para quem não sabe quem ele é, dificilmente deixa de ser notado aonde chega. Na noite de quarta-feira, (11), não foi diferente quando o filho de Renato Russo entrou no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, acompanhado da tia Carmem Tereza Manfredini, irmão do cantor e poeta. A data tinha um significado especial tanto para os dois quanto para fãs da banda Legião Urbana, que foram ao teatro assistir à estréia do musical Renato Russo, exatamente quando se completava 10 anos da morte do líder a banda.

O espetáculo, que faz temporada até 12 de novembro, é a primeira montagem teatral autorizada pela família do músico. Tia e sobrinho não se decepcionaram com o que viram. Ambos tinham vindo de Brasília, onde residem, e local onde Giuliano segue os passos do pai. O garotão, que é guitarrista, havia participado, junto com a banda Colina, de uma homenagem a Renato Russo, na noite de 9 de outubro, na capital federal. Os dois se emocionaram com o musical e o desempenho do protagonista, que não esconde o caminho escolhido para defender o personagem.

“Não estou fazendo um cover do Renato Russo. Meu objetivo é colocar em cena, no palco, a alma do Renato”, resume Bruce Gomlevsky. 

A direção do musical Renato Russo é de Mauro Mendonça Filho e Bruce Gomlevsky, além de ser intérprete do personagem-título, responde também pela dramaturgia, ao lado de Daniela Pereira de Carvalho.

Fãs e amigos do ator e do diretor – e obviamente do ídolo biografado – compareceram em peso ao Centro Cultural dos Correios. Do elenco de Sob Nova Direção, por exemplo, só faltou Luís Carlos Tourinho. Também estiveram no local Vera Holtz e Mônica Martelli, além do casal Cássio Reis e Danielle Winits.

Ingrid Guimarães estava eufórica para relembrar os sucessos de Renato Russo. “Sou muito fã dele. Sua trajetória musical marcou uma época da minha vida. E o Bruce é um ator que se produz, o que é uma dádiva nos dias de hoje”, resume.
Heloísa Périssé alfineta, brincando, a amiga e parceira do humorístico global.

“O Renato Russo não marcou apenas a Ingrid. E sim toda uma geração como na nossa. E estamos todos curiosos para ver a atuação do Bruce”, afirma, referindo-se também a Luis Miranda e Otávio Muller.

Danielle Winitz conta que já era adolescente quando Renato Russo brilhava como vocalista do Legião Urbana e posteriormente em carreira solo. Também amiga do intérprete do músico homenageado, a atriz se dizia suspeita para avaliar o espetáculo.

“A direção é do Maurinho (Mauro Mendonça Filho) diretor do meu espetáculo, que imprime uma característica moderna em tudo que faz, de forma sublime. Depois que vi a direção dele de Pelo Retrovisor (texto de Marcelo Rubens Paiva, mesmo autor de Amo-te) foi quem o chamei para me dirigir”, conta a atriz, que está debutando na função de produtora de seu próprio espetáculo, no qual divide a cena com Daniel Dantas, no palco do Teatro do Leblon.


×