Famosos lamentam a morte de Chica Xavier

Por - 08/08/20

Reprodução/Instagram

Não houve quem não lamentasse a morte de Chica Xavier, ocorrida na manhã deste sábado (08). A veterana atriz de 88 anos era reconhecidamente uma grande matriarca, defensora da cultura negra e apaixonada pela vida.

Nas redes sociais, famosos externaram a dor pela partida da artista, que não resistiu aos desdobramentos de um câncer no pulmão. Ela estava internada em um hospital na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O autor Walcyr Carrasco lembrou que a semana foi de grandes perdas.

‪"Que semana triste para a cultura! Perdemos o Gésio Amadeu e hoje a grandiosa atriz Chica Xavier. Dona de atuações brilhantes e inesquecíveis. Vá em paz! Obrigado, dona Chica Xavier! Meu abraço forte aos familiares e amigos!", escreveu.

Lucy Ramos lembrou também o falecimento de Gésio Amadeu.

"Na mesma semana que perdemos Gésio Amadeu, a Chica Xavier nos deixou. Uma grande referência como atriz no teatro, cinema e televisão, deixando um legado de mais de 60 anos de carreira. Obrigada por tudo e por tanto, rainha. Seguiremos celebrando sua história e trilhando o caminho que você ajudou a abrir", escreveu.

A atriz Aline Borges lamentou não ter tido a oportunidade de tomar um café com ela.

"Dona Chica, nossa ancestral! Eu queria muito ter tomado um café da tarde com a senhora e Seu Kelé… Vislumbrei esse dia algumas vezes, pra ouvir suas histórias e te abraçar apertado. Eu quis. E sei que ainda vou! Que os Deuses e Orixás te recebam com todo amor e honra. Axé rainha. Todo meu afeto à família", escreveu.

Claudia Mauro exaltou o talento da artista.

"Dona Chica Xavier, uma das nossas maiores atrizes e referências. Obrigada por tanta beleza na sua arte. Descanse em paz"

A jornalista Maíra Azevedo, a Tia Má, externou sua tristeza enfatizando a grande alegria em ter vivenciado a contribuição de Chica à arte.

"Comecei o dia celebrando a vida e assim continuarei! Porque falar de Dona Chica Xavier é falar de vida, de amor, de respeito, de afeto e de sucesso! Chica, dona de olhar forte e corajoso, que te incentiva a seguir. Aqui em casa, sempre que a gente assistia ela na tv, tínhamos a certeza que ela era da nossa família. Quando conheci sua neta, Luana Xavier, eu disse que só queria ser sua amiga por interesse, para ser amiga de Dona Chica…e disse isso a dona Chica, que riu. Ela me emocionava, porque só de aparecer em cena, me dava a certeza que era possível seguir em frente. Como eu disse a Luana, dona Chica não morreu, se tornou ancestral e agora está presente em todo universo. Quem é de orixá não morre, vira vento!", escreveu

Neto de Chica, o jornalista Ernesto Xavier fez um lindo relato sobre a avó.

"Quando pequeno eu tinha dificuldade de entender porque as pessoas queriam tanto chegar perto dela. Ela era minha avó. Para os outros ela era Chica Xavier: uma das maiores artistas do país. Quando cresci compreendi o seu tamanho. Percebi que teria que dividi-la com o mundo", disse.

Ernesto enfatizou o carinho recebido desde que a notícia foi dada e contou que a avó se despediu dele, no dia anterior.

"Hoje recebi centenas de mensagens de carinho. Agradeço imensamente. Quero celebrá-la. Vó Chica foi o ser mais incrível que vi passar pela Terra. Quem a conheceu sabe queria não era deste planeta.  Ontem ela se despediu de mim. Disse 'até amanhã' com certo esforço. Agradeci por ter nascido nessa família, por ter seu sangue correndo em mim, por ter cuidado de mim e de tantos outros, por ter me ensinado a amar. Viva Chica Xavier! Viva sua história! Hoje é dia de festa no Orun."

O humorista Paulo Vieira também se emocionou.

"Uma das maiores artistas deste país nos deixou. Plantou tanta coisa que hoje a gente tá colhendo… Dona Chica Xavier, vá em paz e muito obrigado. Meu amor e solidariedade a Luana Xavier, Ernesto Xavier e toda família linda que ela formou!", escreveu

"Quem é de axé não morre, vira vento", escreveu a atriz Jeniffer Dias, que atuou em Malhação, em seu perfil no Twitter.

Walcyr Carrasco lamenta a morte de Chica Xavier

Maíra Azevedo homenageia Chica Xavier

Paulo Vieira escreve sobre Chica Xavier

Lucy Ramos expressa seu carinho à Chica Xavier

Aline Borges posta sobre a morte de Chica Xavier

Ernesto Xaviel relembra Chica Xavier

Claudia Mauro fala sobre dona Chica Xavier

---

Tags: ,,