Dia do Imigrante! Veja os famosos que não nasceram no Brasil

Por - 25/06/21 - Última Atualização: 24 junho 2021

famosos-que-não-nasceram-no-brasil-sophia-charlotte-luis-gustavo-paulo-rochaReprodução/Instagram

Mudar quase nunca é fácil. No Dia Nacional do Imigrante, comemorado no Brasil nesta sexta-feira (25), é importante refletir sobre o que significa mudar para outro lugar, seja dentro ou fora do seu país, e todas as questões que envolvem sair do seu lar para se encaixar em outro lugar, muitas vezes completamente diferente culturalmente. 

Mesmo as mudanças mais planejadas envolvem uma série de renúncias e readaptações sociais, econômicas, culturais, políticas, psicológicas, familiares… Ainda mais quando o processo migratório é forçado por questões como perseguições, conflitos armados e violações de direitos humanos. Neste caso, as renúncias e readaptações são ainda maiores, justamente pela necessidade de preservação da própria vida. E o preconceito, infelizmente, se faz presente em vários momentos ao longo dessa adaptação. 

Pensando nisso, para falar não só homenagear essas pessoas, que deixam para trás amigos e família em busca de melhores condições de vida, além de colaborarem para o crescimento do país que se destinam, OFuxico trouxe algumas celebridades queridas pelos brasileiros que não nasceram daqui. Justamente para lembrar que o Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades. 

Confira!

Sophia Charlote

Isso mesmo! A maravilhosa Sophia Charlote, atriz que tem o rostinho super conhecido aqui no Brasil, justamente pelas novelas, filmes e várias obras que já fez parte, não nasceu no país. A artista na verdade é de Hamburgo, na Alemanha! Filha do brasileiro Mário Silva e da alemã Renate Woff Silva, a atriz se mudou para o Rio de Janeiro aos sete anos de idade. Tanto que ela sabe escrever e falar fluentemente o alemão! Chique né?

Giselle Itié

Giselle Itié, atriz que ficou bastante conhecida ao interpretar Bela, na novela “Bela, a feia”, da Record Tv, também não nasceu no Brasil. Filha de um mexicano com uma brasileira, a atriz nasceu na Cidade do México e se mudou pra cá aos quatro anos após um terremoto que abalou a capital do país. Mesmo não tendo sido afetada pela tragédia, sua família resolveu mudar de país mesmo assim.

Kaysar Dadour

Quem é que não ama o Kaysar? Refugiado da Síria, que vive em guerra desde 2011, o imigrante apostou na sua participação no Big Brother Brasil e conquistou o Brasil inteiro com o seu carisma e história emocionante.

O ex-brother não só conquistou o segundo lugar no programa, como também deu início a sua carreira de ator na novela “Órfãos da Terra”, da Rede Globo, e participou de mais um reality show recentemente, “No Limite”, também da Globo, que vem repercutindo bastante nas redes sociais. Além disso, o artista também se lançou como cantor recentemente e já lançou até funk em homenagem ao “BBB”

Luis Gustavo

Luis Gustavo, lembrado como o atrapalhado detetive Mário Fofoca de “Elas por Elas”, ou Paulo – o pai de Deborah Secco, Maria Mariana, Daniele Valente e Georgiana Góes em “Confissões de Adolescente” – nasceu em Gotemburgo, na Suécia.

Filho de um diplomata espanhol, o ator veio para o Brasil quando criança e começou a trabalhar como contra-regra na extinta TV Tupi. Com talento nato para o humor, o Luis também se consagrou no programa “Sai de Baixo”, no qual interpretou Vavá.

Christine Fernandes

Atriz, apresentadora e ex-modelo, Christine Fernandes nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e viveu lá até os três anos. A família da artista se mudou para o Rio de Janeiro em 1972. 

Alguns de seus papéis na TV foram nas novelas “O Rico e Lázaro” e “Orgulho e Paixão”.

Giulia Gam

Giulia nasceu na cidade de Perugia, na Itália. Seu família brasileira estava passando uma temporada no país europeu enquanto seu pai fazia um curso por lá. A atriz começou a fazer teatro aos 15 anos e, depois de muitos anos nos palcos, entrou para a Rede Globo no papel da jovem Jocasta, na novela “Mandala”. Os trabalhos mais marcantes de Giulia incluem “Mulheres Apaixonadas”, “Fera Ferida” e “Boogie Oogie”. 

Paulo Rocha

Nascido em Setúbal, em Portugal, Paulo Rocha morou no Brasil por dez anos e só voltou ao país de origem por causa da pandemia, no ano passado. O ator já estrelou em várias novelas da Rede Globo, como “Império”, “Fina Estampa”, “Totalmente demais” e “Novo Mundo” e conquistou os espectadores com o carisma. 

Carmen Miranda

Isso mesmo! Uma das artistas brasileiras com maior projeção internacional, desde os anos 1940, Carmen Miranda é, na verdade, natural de Marco de Canaveses, em Portugal. Carmen chegou ao Brasil com apenas 10 meses de idade e era filha de um barbeiro que se mudou para o Brasil assim que a filha nasceu.

Chico e Enrique Díaz

Os irmãos Chico e Enrique Díaz são mexicanos! Chico é formado em arquitetura e urbanismo pela UFRJ, mas foi como ator de novelas que ganhou a simpatia do povo brasileiro, tendo estreado em 1987 na novela “Mandala”. Seu papel mais recente foi como o fiel Belmiro dos Anjos, pai de Santo, na novela “Velho Chico”. Já Enrique, que além de ator também é diretor, viveu o polêmico Claudio, na minissérie “Felizes para Sempre?”.

Clarice Lispector

Uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX, Clarice Lispector é da Ucrânia? A escritora chegou ao Brasil quando era criança, em 1922, filha de uma família de judeus que fugiu da guerra civil na Rússia. Apesar de ter nascido na Ucrânia, Clarice sempre afirmou ser brasileira, tendo definido sua brasilidade como “pernambucana”.

Eva Todor

Eva Todor nasceu em Budapeste, na Hungria. Filha de judeus húngaros, seu trabalho nos palcos começou na Ópera Real de Budapeste. Eva veio para o Brasil aos nove anos e construiu um vasto currículo no teatro, cinema e televisão ao longo de 80 anos de carreira. A atriz faleceu em dezembro de 2017, aos 98 anos.

Elke Maravilha

Filha de um russo e de uma alemã, Elke nasceu em São Petersburgo, que na época soviética se chamava Leningrado. Elke começou sua carreira como modelo, mas logo ganhou fama como jurada de programas de auditório, conhecida pelo seu estilo extravagante. A artista morreu em 2016, na época em que encenava uma peça de teatro musical que contava a sua história de vida.

Giullia Buscacio

A atriz Giullia Buscacio nasceu em Funchal, uma cidade portuguesa na Ilha da Madeira. Antes de se mudar para o Brasil, aos 10 anos de idade, ela também morou na Coreia do Sul.

Sua estreia na televisão ocorreu no ano de 2009, com apenas 12 anos, na série “A Lei e o Crime”, da Record.

Giullia ficou conhecida por seus papéis em “Velhos Chico”, “Novo Mundo” e “O Sétimo Guardião”, novelas da Globo.

---