Fãs cobram atitude de Anitta e Leonardo Dicaprio por conta de incêndios na Europa
Por Flavia Cirino - 18/07/22 às 10:28
A Europa enfrenta um verão de temperaturas altíssimas e os incêndios florestais que atingiram o sudoeste da França e da Espanha no último sábado, 16 de julho, ainda não foram completamente apagados e na região de Bourdeaux, 14.000 pessoas tiveram que evacuar a área, que é alvo das chamas há mais de uma semana.
Segundo o Instituto de Saúde Carlos III, na Espanha a onda de calor já resultou em mais de 360 mortes. Bombeiros, com a ajuda das brigadas de emergência das Forças Armadas, tentam extinguir mais de trinta focos de incêndio em florestas pelo país.
Leia +: Anitta expõe crise na Amazônia
Em Portugal, que há dias enfrentava temperaturas na casa dos 40º C, o calor deu uma trégua no último sábado, 16. O Ministério da Saúde português divulgou que 238 pessoas haviam morrido por efeitos do calor, sobretudo idosos com condições preexistentes de saúde. O instituto meteorológico prevê temperaturas de até 42º C nos próximos dias.
Até o meio de junho, mais de 39.000 hectares de florestas foram atingidas pelos incêndios em Portugal, apontam dados do Instituto para Conservação da Natureza e Florestas. Na última semana, quase dois terços desse total — cerca de 26.000 hectares — já pegou fogo.
Meteorologistas explicam que os incêndios têm sido causados por uma intensa onda de calor na Europa, e alertam para novos recordes de temperatura no início da próxima semana.
INTERNAUTAS COBRAM ATITUDE DE FAMOSOS
Na web, internautas logo cobraram atitude de famosos como a ativista ambientar Greta Thunberg, uma sueca de 19 anos que ganhou destaque na luta contra a mudança climática e, por isso, se tornou a voz de uma geração que quer ver seus líderes atuando em prol do planeta.
Leonardo DiCaprio e Anitta também são questionados pelos tuiteiros. O ator se preocupa com o meio ambiente desde a infância, mas em 1998 iniciou sua jornada pela sustentabilidade. Na ocasião, ele se reuniu com o então vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para falar sobre as mudanças climáticas e no mesmo ano inaugurou sua fundação para lutar pelas causas ambientais e também dos animais.
Desde 2010, a Fundação Leonardo DiCaprio já arrecadou mais de 80 milhões de dólares e financiou mais de 200 projetos em 50 países.
Em 2014, DiCaprio foi nomeado como Mensageiro da Paz da ONU para o Clima e discursou no “Climate Leaders Summit” para milhares de espectadores sobre a importância de sua luta. No mesmo ano e também em 2016, o ator participou de protestos nos Estados Unidos para alertar sobre os riscos das mudanças climáticas.
Leia +: Saiba quem são os famosos que lutam pelo meio ambiente
Em 2017, Leonardo encontrou o então presidente do México, Enrique Peña Nieto, e o filantropo Carlos Slim Helú para elaborar um novo plano para salvar a vaquita marinha, também chamada de boto-do-pacífico, que está em extinção – há menos de 30 animais vivos no Golfo da Califórnia.
Em 2019, DiCaprio, ao lado de Lauren Jobs, viúva de Steven Jobs, e do bilionário Brian Sheth, o astro de “Titatnic” criou a Fundação Earth Alliance. Eles anunciaram uma doação de 5 milhões de dólares para as ONGs ambientais e indígenas brasileiras para ajudar no combate das queimadas da Amazônia na época.
No ano de 2020, o artista anunciou a doação de 3 milhões de dólares para o combate dos incêndios na Austrália. A ação mais recente de DiCaprio foi a promessa de doar 43 milhões de dólares para a conservação das Ilhas Galápagos.
Já Anitta, em agosto de 2019, quando ainda namorava Pedro Scooby, decidiu abrir o jogo sobre sua opinião em torno das queimadas da Amazônia. Ela fez um vídeo falando sobre a importância de cuidar do meio ambiente, e de que forma podemos agir para ajudar a natureza,
“Se acabar a floresta não vai ter feminismo, machismo, economia, dólar alto, nada que resolva o fato de não ter oxigênio”, disse ela. “O meio ambiente vem sendo tratado como nada há décadas. Meu ponto é: chegou nosso deadline! vamos agir!”, escreveu em um dos Stories.
A carioca ressaltou ainda que acredita que as pessoas se distraem ao discutir quem está certo ou errado: “Enquanto isso a natureza vai acabando”.
Em fevereiro deste ano Anitta bateu boca com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O motivo foi a ação de Caetano Veloso de levar artistas para uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para falar sobre pautas ambientais. Salles usou a sua rede social para criticar a classe artística.
“Melhor fariam ao meio ambiente, ao Brasil e aos brasileiros se levassem propostas de prosperidade econômica aos mais pobres, mas o que eles gostam mesmo é de Lei Rouanet”, escreveu.
Em resposta, Anitta defendeu a iniciativa. Ela ainda aproveitou para criticar a atuação de Salles frente ao ministério do Meio Ambiente. “Talvez neste dia [da ação] você esteja na frente de um juiz, se defendendo das acusações de crimes praticados contra o meio ambiente pra não ser preso.”
O ex-ministro, como resposta, resolveu fazer piada sobre uma tatuagem que Anitta tem em sua região íntima, mas a cantora retrucou: “Quem tem c* tem medo né, Salles? Eu tenho c* tatuado, mas não tenho medo.”
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino