Fê Cruz dá dicas de como bombar o Instagram

Por - 19/10/21 às 19:00

Fe Cruz segurando celularDivulgação/Josué Lima

Com as facilidades das redes sociais, muitas pessoas estão investindo em seus próprios perfis e se tornando influenciadores digitais. Com a pandemia, muitas empresas aderiram à era digital e migraram muitos de seus serviços para o mundo on line. Mas, será que existe um segredo para se conseguir sucesso na internet?

OFuxico conversou com Fê Cruz, especialista em Marketing Digital, sobre dicas para aqueles que querem crescer nas redes sociais. Empreendedor, o profissional chegou a montar um Portal do Influenciador parar ligar as marcas aos influenciadores.

Confira a entrevista

OFuxico: Para um novo empreendedor que quer investir no mundo das redes sociais, qual seria a vantagem de se começar a ter conteúdos no Instagram e não nas demais redes como Facebook, por exemplo?
Fê Cruz: “Instagram é a plataforma mais acessada diariamente. São 1 bilhão de usuários por mês, sendo que a média de idade é de 25 a 35. Uma pesquisa, intitulada “E-commerce Radar”, compila dados de mais de 1000 lojas online no Brasil de diversos portes. Segundo o material, os consumidores entre 25 e 35 anos são os responsáveis pela maior parcela das transações online, representando 38%, seguido por consumidores entre 35 e 44 (23%), e jovens dos 18 aos 24 (18%). Os compradores na faixa dos 55 a 64 anos, e mais que 65 anos possuem uma tímida representação nos dados de compras online, representando 7% e 2% do estudo, respectivamente. Diferente do Facebook, a média de idade é acima de 40 anos. Para você conquistar a confiança desse tipo de usuário requer muito texto, requer vários dias para aumentar a confiabilidade do seu produto para a venda. Bem por isso, artigos relacionados, a venda subjetiva e textos mais longos no Facebook geram mais confiança e maior venda. Se você observar no Facebook a legenda vai acima da imagem, ou seja, o texto é mais importante nesse caso do que a imagem, por isso que as pessoas que utilizam Facebook são mais verbais. É um usuário que não se sente confortável ou às vezes nem sabe realizar uma compra on line.”

OFuxico: Quais benefícios o Instagram pode agregar para uma marca?
Fê Cruz: “Na pandemia, o que vemos foi uma obrigatoriedade de vender e comprar via celular. Para ter uma ideia, restaurantes faturaram mais com o delivery na pandemia, do que fora dela. Quem não vendia on line teve que vender, e quem não comprava teve que comprar. Isso gerou um novo hábito em todos os setores, e como eu sempre digo para meus clientes e mentorados. Depois de uma pandemia, uma empresa não aumentar seus ganhos no digital é fingir que não estamos passando por uma pandemia.”

OFuxico: Qual a melhor periodicidade para publicações no Instagram?
Fê Cruz: “Em geral das 07h às 09h, 12h às 14h e após as 18h. São ‘horários mundiais’ de maior uso das redes sociais. Pela manhã onde as pessoas estão indo trabalhar, no meio da tarde no horário de pausa/ almoço e fim do dia em casa.”

OFuxico: Por que fazer Stories é tão importante para uma marca no Instagram?
Fê Cruz: “Stories você encanta e feed você alcança. Através dos Stories você consegue humanizar seu conteúdo e trazer seu público mais próximo a você.”

OFuxico: Aconselha a criação de peças publicitárias que contem com a interatividade do cliente? Por exemplo, com ele marcando o estabelecimento em postagens ou ajudando a dar nomes para um novo produto?
Fê Cruz: “Com certeza. Dessa forma o cliente se sente parte de todo o processo. E lembrando. Quanto maior a interação maior é seu alcance.”

OFuxico: Acredita ser importante a parceria de um influenciador atrelado a sua marca para uma campanha publicitária? Ou seria mais interessante criar um novo personagem para a marca e fazer o caminho das pedras para torná-lo um influenciador? 
Fê Cruz: “Eu sempre digo: CPF vende mais que CNPJ. Pessoas vendem para pessoas. Trazer um influenciador para falar do seu produto agrega valor e mais uma vez como eu disse; humaniza.”

OFuxico: Quais são os principais passos para uma pessoa se tornar influenciador? 
Fê Cruz: “Isso eu cito no meu segundo livro que lanço no fim do ano. Primeiro é você gostar de pessoas. Por mais que você não tenha contato físico, você precisa entender seu público e entregar o que ele precisa. Mas pra isso vamos ao segundo ponto: SER AUTÊNTICO. Hoje o mercado está muito abarrotado de pessoas que querem ser influenciadoras e tudo está muito igual sem diferença alguma. Traga o seu óbvio para as redes, sem querer ser igual aos outros.”

OFuxico: Qual a melhor forma de conhecer seu cliente, num ambiente online?
Fê Cruz: “Benchmarking é a melhor forma de começar. É uma pesquisa que você contrata, um estudo de mercado para saber onde está seu cliente e o que ele procura. Sem dúvidas é a melhor forma. A segunda forma, é você sempre conversar com seus clientes, seja via direct, caixinhas de perguntas e enquetes.”

OFuxico: Com qual intuito você criou o portal do influenciador? 
Fê Cruz: “Ajudar. Vejo que temos muitas pessoas bem legais com um bom engajamento que não tem suporte. E várias empresas me procuram pedindo ajuda. Resolvi unir o útil ao agradável e unir marcas e influenciadores.”

OFuxico: Como mensurar seu sucesso ou fracasso no Instagram? Apenas pelo número de seguidores? 
Fê Cruz: “Números não quer dizer nada e sim interação. O quanto seus seguidores sentem sua falta, interagem com você. Já contratei gigantes em números que não teve nem 50% de lucro que um pequeno influenciador. Tem influenciadores que posicionam marcas, já outros são vendedores natos.”

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Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.