Felipe Neto apaga post sobre Neymar e assume erro
Por Redação - 01/06/20 às 17:45
Após receber algumas críticas na internet, Felipe Neto reconheceu seu erro e apagou uma publicação que tinha feito na manhã desta segunda-feira (1).
Diante dos inúmeros protestos anti racistas no mundo, o youtuber tinha cobrado um posicionamento do jogador Neymar sobre o assunto, mas ele foi criticado por uma parcela dos internautas.
Isso porque algumas pessoas não concordam com um homem branco cobrando a manifestação de um homem negro sobre o racismo e que não seria papel de Felipe Neto pedir isso.
O influenciador aceitou que foi equivocado em sua postagem e resolveu apagá-la, justificando-se logo em seguida e dizendo que sempre que errar, vai se corrigir publicamente sem problema algum.
"Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após mensagens de integrantes do movimento negro mostrando que um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas. De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo quando errar", escreveu ele.
"Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta", continuou.
"Contudo, entendi que o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco. Continuarei cobrando quando o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas que ele sempre se manteve calado. Sigamos em frente", concluiu.
1) Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após msgs de integrantes do movimento negro, mostrando q um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas.
De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso.
Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo qd errar.
— Felipe Neto (@felipeneto) June 1, 2020
3) Contudo, entendi q o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco.
Continuarei cobrando qnd o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas q ele sempre se manteve calado.
Sigamos em frente.
— Felipe Neto (@felipeneto) June 1, 2020
Entenda o caso
Após a morte de George Floyd em Chicago, nos Estados Unidos, que se deu por um policial branco que imobilizou o homem negro no chão com o joelho apertando seu pescoço e asfixiando-o, uma onda de protestos dominou o país e se estendeu por todo o mundo, principalmente na internet.
As pessoas começaram a se manifestar e mostrar repúdio à violência policial, principalmente contra pessoas negras, e iniciaram um movimento anti racismo, com hashtags como Vidas Negras Importam.
Felipe Neto, que vem se mostrando cada vez mais engajado politicamente, resolveu comentar sobre o assunto e, em meio a seus tweets, acabou alfinetando Neymar.
O youtuber tirou print de diversas postagens do jogador, que não se manifestou sobre o que está acontecendo no mundo, e cobrou um posicionamento dele.
"Vidas negras importam. Mas nem todo mundo se importa", escreveu Felipe Neto.
Vidas negras importam.
Mas nem todo mundo se importa. pic.twitter.com/5i5G8wVtvg
— Felipe Neto (@felipeneto) June 1, 2020
Os internautas se dividiram diante da postagem. Uns apoiaram a atitude do influenciador digital, outros criticaram e disseram que ele não deveria cobrar nada.
Confira a reação da galera:
Felipe Neto agora virou fiscal de postagem alheia.
— Ingrid Ronqueti (@IngridRonqueti) June 1, 2020
entendo a tua revolta! Eu tb to revoltado! Mas forçar a barra pra influenciador se pronunciar sobre algo, por mais q seja importante n é ajudar! Tu n é ninguém pra dizer oq as pessoas devem ou deixar de fazer! Se ele quiser se pronunciar ele vai bro, se n é da conta dele.
— alarusso (@alarusso1) June 1, 2020
O cara questionar a “consciência racial” do preto que mora na favela, ok. Mas de NEYMAR, que tem MILHÕES na conta, acesso à informação, assessorias, empresários, e ainda assim decide se calar?! Seu pensamento coloca todos os pretos sob a mesma perspectiva – o que é um erro.
— Amor em tempos de cólera (@comentaristaof) June 1, 2020
Quem dera.
Lembra na época da Amazônia pegando fogo? Até os companheiros de PSG postaram, menos ele.
— Felipe Neto (@felipeneto) June 1, 2020
Me espanta isso de pessoas brancas e pessoas negras de forma separada.
O @felipeneto é uma PESSOA (da mídia) q cobra a outra PESSOA (tambem da midia) sobre um posicionamento, para dar um bom exemplo. Enquanto vc está dando o seu, separando PESSOAS por raça. Luz #BlackLivesMatter— la Yaga (@z71147) June 1, 2020
É pq ele tem uma visibilidade maior, ele podia se juntar nos manifestos podendo alcançar várias pessoas que são racistas a repensarem mais, ele pode influenciar muita gente com apenas um post
— juliana (@oijurigo) June 1, 2020
Ele como um “formador de opinião” e com a popularidade e alcance que tem, tem a obrigação de se posicionar sim. Dizer que o cara está isento apenas por ganhar títulos de esporte, mostra o quanto as pessoas escolhem usar o futebol apenas como ópio.
— Felinto Júnior (@felinto_jr) June 1, 2020
Neymar no caso João Pedro :
No caso da menina Ágatha:
Na família que morreu com mais de 180 tiros :
Mas sim, vamos defender ele galera é direito dele não se pronunciar, e sabe como a gente responde? "Foda-se?" pic.twitter.com/DKnne5QHBv
— amanda (@lmjfcb3) June 1, 2020
Existem homens que dão aula sobre machismo e sororidade a muitas mulheres assim como existem brancos que dão aula sobre racismo para muitos negros isso não tem a ver com sexo ou cor
Tem mais a ver com caráter— Fabi Andrade (@FabiAnd05725041) June 1, 2020
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.