Fernanda de Freitas admite não ter planos de seguir a carreira de atriz

Por - 05/08/13 às 19:03

Luiza Dantas/ Carta Z Notícias.

A atuação entrou na vida de Fernanda de Freitas quase por acaso. Dedicada ao balé desde a infância, a intérprete da ansiosa Flavinha de Tapas & Beijos sempre almejou trabalhar na televisão. Mas, ao contrário do que possa parecer, a carreira de atriz nunca havia passado por sua cabeça. Sua maior vontade era ser paquita. E se tornar uma das auxiliares da apresentadora Xuxa foi sua motivação quando se mudou para o Rio de Janeiro, aos 20 anos. Natural de  São José do Rio Preto, ela largou a vida que levava no interior de São Paulo para tentar uma vaga no programa Planeta da Xuxa.

"Eu fui selecionada para ser uma das Garotas do Zodíaco e, nessa época, a Marlene Mattos colocava todo mundo do programa da Xuxa para fazer curso de teatro. E, já na primeira aula de interpretação, vi que era isso que queria para a minha vida", relembra.

Hoje, aos 33 anos, a atriz é um rosto conhecido do universo da tevê. Desde que estreou na teledramaturgia, em Coração de Estudante, de 2002, ela não parou mais de atuar. Sem grandes intervalos fora do ar, emendou inúmeras novelas, séries e minisséries ao longo de seus quase 15 anos de carreira. Há dois anos na pele da Flavinha de Tapas & Beijos, Fernanda ganhou espaço na produção aos poucos.

"Quando comecei a interpretar a Flavinha, eu tinha poucas cenas na série. Então, pude construir a personagem aos poucos, junto com o Otávio (Müller). E assim o casal acabou dando certo", analisa.

O Fuxico: Você disse que construiu a Flavinha progressivamente em Tapas & Beijos. Como foi esse processo?

Fernanda de Freitas: Como eu tinha pouco texto no começo, me guiei pelas orientações do Cláudio Paiva e do Maurício Farias. Eles não queriam deixar o casal virar o clichê da menina mais nova que conhece o dono da loja em que trabalha, geralmente rico, e que só fica com ele por causa do dinheiro. Então, eles me pediram para ressaltar essa paixão que a Flavinha sente pelo Djalma para o público já saber de cara que eles se amam de verdade. E acredito que é por isso que o casal funciona.

OF: Na série, sua personagem tem um forte apelo cômico. De onde vem sua ligação com o humor?Fernanda de Freitas admite não ter planos de seguir a carreira de atriz

FF: Eu já tinha feitos alguns trabalhos na televisão com uma pegada de humor, como o seriado SOS Emergência e a série Decamerão – A Comédia do Sexo. Mas comédia mesmo eu aprendi a fazer no teatro. Quando o João Falcão me chamou para fazer a peça Ensina-me a Viver, eu não sabia que conseguia fazer humor. Mas, no teatro, você tem a resposta imediata do público. E, quando eu entrava em cena, eu via todo mundo rindo e comecei a acreditar mais no meu lado cômico.

OF: Antes de entrar para o elenco de Tapas & Beijos, você teve diversas experiências com novelas. Como encara o ritmo de gravação mais leve agora?

FF: Eu adoro fazer novela. Mas, quando você está em um produto como uma série, todo o elenco tem mais tempo para si. Não apenas para a vida pessoal, mas também no sentido de ter mais tempo para gravar um filme ou estar em cartaz no teatro sem cair em uma correria. E poder se envolver com projetos de diferentes plataformas é muito interessante para o ator. Eu, por exemplo, gosto de conciliar a tevê com o teatro porque acredito que o maior exercício do ator é estar no palco.

OF: Como assim?

FF: Porque é um grande desafio fazer tevê, cinema também é incrível para a carreira de qualquer ator, mas o teatro é uma escola. Quando eu não estou em cartaz, sinto como se não estivesse indo à escola. Sei que estou praticando o que já aprendi nos palcos, mas sinto falta de renovar meus conhecimentos. É onde você tem de estar completamente concentrado e você pratica a arte do improviso. Então, aprende muito sobre atuação.
 

Fernanda Freitas passeia com sua bike pela orla carioca
Fernanda de Freitas usa bicicleta dobrável para passeio na orla
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.