Fernanda Lacerda participa de campanhas do Outubro Rosa

Por - 03/10/20 às 11:00

Léo Mendes/MF Press Global

Com a chegada do mês de outubro, iniciou as campanhas sobre o Outubro Rosa,mês que que se reforça a necessidade do autoexame e da prevenção contra o câncer de mama, uma da doenças que mais mata mulheres no Brasil.

Engajada na causa feminina, a bela Fernanda Lacerda participa de campanhas voltadas para conscientização do cuidado com a saúde.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve ter mais 66.280 novos casos da doença apenas em 2020, e para especialistas, uma vez detectado precocemente em estágios iniciais, o câncer de mama tem de 90 a 95% chance de cura.

Após esse período a taxa decresce de acordo com o estadiamento do tumor.

“Precisamos nos cuidar e o primeiro passo é conhecendo nosso corpo. Fazer o autoexame nas mamas é fundamental para identificar os primeiros sintomas da doença e conseguir lutar contra a doença ainda no início”, afirmou Fernanda.

Neste ano, a procura por exames que possam detectar a doença, como a mamografia, está em queda, pois em função da pandemia provocada pelo coronavírus, mulheres têm deixado de procurar assistência médica por medo de contrair a covid19.

A mamografia é um exame de radiografia das mamas feita por um equipamento capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos, ou quando há indicação médica.

Outubro Rosa! Adriane Galisteu mostra momento em que faz mamografia
Fernanda Motta sobre câncer: ‘Parte da cura vem da nossa cabeça’

Ana Furtado é madrinha da Campanha Outubro Rosa 2020

 

Na última quinta-feira (1º), a Fundação Laço Rosa dá início a mais uma campanha do Outubro Rosa, sobre a prevenção do câncer de mama.

A partir das 18h, no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro houve uma cerimônia comandada pela apresentadora Ana Furtado, que recentemente venceu a doença e passou pelo tratamento.

Ana é a Madrinha da campanha deste ano. O monumento símbolo do Rio de Janeiro, foi iluminado de rosa, para marcar a data. Devido aos protocolos exigidos neste período de pandemia do coronavírus, o evento não terá a presença de público, mas foi transmitido através de uma live.

Cristo Redentor iluminado para a campanha

---