Fernanda Montenegro ganha maratona de filmes ao completar 95 anos
Por Flavia Cirino - 07/10/24 às 07:00 - Última Atualização: 6 outubro 2024
Em comemoração aos 95 anos de Fernanda Montenegro, que faz aniversário em 16 de outubro, o Canal Brasil preparou uma maratona especial com mais de 24 horas de programação.
Fernanda Montenegro ganha tributo da TV Globo
O evento vai exibir longas e curtas-metragens estrelados pela atriz, reunindo obras que marcam seus 70 anos de carreira, e uma entrevista exclusiva para o Cinejornal.
O clássico “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles, será o primeiro filme da maratona. No longa, Fernanda Montenegro vive Dora, uma mulher que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Lá, ela conhece Josué (Vinícius de Oliveira), um menino que perdeu a mãe e tenta encontrar seu pai. Juntos, eles partem em uma viagem cheia de emoções.
Fernanda Montenegro em diversos papéis icônicos
A maratona continua com outros filmes consagrados da carreira de Fernanda. Em “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington, ela contracena com sua filha, Fernanda Torres, no papel de uma mulher que tenta sobreviver em meio aos Lençóis Maranhenses.
Já em “Piedade”, de Cláudio Assis, Montenegro interpreta Dona Carminha, uma matriarca que luta contra os avanços de uma grande petroleira em sua terra.
Outro destaque é “Veja Esta Canção”, de Cacá Diegues, onde a atriz vive Alzira, uma dona de casa que encanta um bicheiro com sua voz. Em “Gêmeas”, também de Waddington, Fernanda Montenegro interpreta a mãe de duas irmãs gêmeas que usam sua semelhança para enganar os homens.
Filmes marcados por história e contexto social
O drama político “O Que é Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto, também está na lista de filmes. Ambientado na ditadura militar, o longa retrata o sequestro de um embaixador dos Estados Unidos no Brasil, com Montenegro no papel de Dona Margarida.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Outros filmes que exploram temas sociais e políticos incluem “Eles Não Usam Black-Tie” e “Redentor”, ambos trazendo atuações poderosas da atriz.
A maratona encerra com o longa “Boa Sorte”, de Carolina Jabor, onde Montenegro interpreta Célia, tia da protagonista Judite, vivida por Deborah Secco. O curta-metragem “A Dama do Estácio”, em que Fernanda vive uma prostituta, fecha a homenagem dedicada a essa grande dama da atuação.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino