Fernanda Montenegro sobre atuar com galinhas: “Fazem cocô que é uma desgraça”
Por Redação - 30/06/13 às 10:00
Os 63 anos de carreira de Fernanda Montenegro proporcionaram à atriz interpretar todo tipo de personagem. E participar dos mais variados gêneros na tevê, como novela, série, apresentação de programas, minissérie e teleteatro. Por isso, mesmo, ela ainda se surpreende quando é chamada para trabalhos, aos 83 anos. Caso do convite para interpretar a Dona Candinha de Saramandaia.
"Fico admirada de ainda me escolherem, de ainda me aceitarem, e por eu dar algum resultado. Sem nenhuma demagogia", assume a atriz, que, frequentemente, rejeita o título de dama do teatro que tanto lhe é designado.
A atual personagem, aliás, não existia na obra original de Dias Gomes, escrita em 1976. Dona Candinha foi criada por Ricardo Linhares especialmente para Fernanda.
"O Linhares fez essa gentileza e eu estou muito grata a ele", festeja Fernanda.
Na história, a atriz encarna a matriarca da família Rosado, que há gerações vive em pé de guerra com os Vilar. A briga, no entanto, não impediu que ela nutrisse uma paixão por Tibério Vilar, interpretado por Tarcísio Meira. Mas, a princípio, os atores não irão protagonizar sequências de romance porque o encontro dos personagens está previsto apenas para o final do folhetim.
"Vai acontecer alguma coisa estranha e a gente vai se encontrar. Mas Tarcísio e eu não chegamos a ter cenas juntos", esclarece a atriz, que viu na ambiguidade do papel um motivo a mais para aceitar o convite, além da oportunidade de trabalhar novamente com a diretora de núcleo Denise Saraceni.
"Candinha é uma velhinha muito má e muito boa. É uma peste, para mandar matar não custa. Mas, ao mesmo tempo, é uma sonhadora", define.
Assim como a maioria dos personagens de Saramandaia, Dona Candinha também tem sua peculiaridade: conversa com galinhas imaginárias. Fernanda chegou a pensar que seriam usados efeitos especiais para inserir os bichos em suas cenas. E se surpreendeu quando soube que, na verdade, contracenaria com várias galinhas de fato. Mas a atriz garante se sair bem na função e ainda ajuda a segurar as penosas quando é preciso. E, como elas ficam agitadas com a iluminação do estúdio, volta e meia, as gravações precisam ser interrompidas até que se acalmem.
"As galinhas têm muita personalidade, então é difícil. Elas estão sempre em bando", explica Fernanda, que não perde a oportunidade de fazer graça.
"Elas ficam nervosas e fazem cocô que é uma desgraça. Nunca pensei que aqueles intestinos funcionassem tanto!", brinca.
Há três anos, Fernanda não atua em folhetins. O último foi Passione, de Sílvio de Abreu, autor com quem costuma trabalhar com frequência – ela fez Belíssima, de 2005, As Filhas da Mãe, de 2001, e Rainha da Sucata, de 1990, entre outras. De lá para cá, participou apenas de projetos mais curtos, como em um episódio de As Brasileira e no especial Doce de Mãe. Formatos com menor duração no ar, aliás, assim como Saramandaia, são considerados o ideal para a atriz nos dias de hoje.
"Arrastar uma novela por 10 meses e mais dois de produção é muito complicado. Essa coisa mais curta é maravilhosa, a gente tem tempo de respirar", constata ela, que, apesar da extensa trajetória na tevê, ainda encara uma novela como uma incógnita.
"Tudo tem muita produção, muita qualidade artística. Agora, chegar ao público e ele se interessar, isso depende do imponderável", acredita.
Fôlego de garota
Aos 83 anos, Fernanda Montenegro demonstra ter energia de sobra. Assim que terminar os trabalhos de Saramandaia, ela terá no máximo 20 dias de intervalo até voltar se dedicar a Doce de Mãe. A produção, que foi ao ar pela primeira vez como especial de fim de ano, em 2012, integrará a grade da Globo em 2014.
"Deve entrar em 'trabalho de parto' lá para outubro, novembro", adianta.
As gravações estão previstas para janeiro e a estreia, para abril. O que facilita o andamento da série é que grande parte do elenco já está definido. Marco Ricca, Louise Cardoso, Mariana Lima e Matheus Nachtergaele, que participaram do especial, estão confirmados. Além da série, Fernanda se prepara para fazer o longa Do Fundo do Lago Escuro, de Domingos Oliveira, cujas filmagens devem começar em novembro. E está comprometida em realizar uma apresentação da peça Viver Sem Tempos Mortos ainda este ano, no Rio de Janeiro.
"Se existe a possibilidade de fazer tudo, a gente faz", avalia.
Instantâneas
# Mãe de Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres, a única vez que Fernanda Montenegro trabalhou com os filhos foi no filme Casa de Areia, de 2005.
# Atualmente, a atriz pode ser vista na reprise de Renascer, no canal pago Viva.
# Fernanda foi a primeira atriz contratada da extinta TV Tupi, do Rio.
# É a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme Central do Brasil.
# Protagonista da primeira versão de Guerra dos Sexos, em 1983, Fernanda Montenegro fez uma participação especial no remake de 2012, também escrito por Silvio de Abreu.
Elenco se reúne para assistir estreia de Saramandaia
Fernanda Montenegro vai contracenar com galinhas em novela
Fernanda Montenegro vai com uma amiga ao teatro no Rio
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.