Fernanda Montenegro vibra com a vitória da filha no Globo de Ouro. Vídeo!
Por Flavia Cirino - 06/01/25 às 06:27
A noite de premiação do Globo de Ouro foi marcada por uma explosão de emoção, tanto no auditório quanto em uma casa muito especial no Brasil. Fernanda Montenegro, cercada de amigos, acompanhou cada instante da cerimônia com ansiedade, que logo deu lugar à euforia ao ouvir o nome da filha anunciado como vencedora.
Veja a emoção de Fernanda Torres antes do resultado
Fernanda Torres conquistou o título de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-se a primeira artista brasileira a receber um Globo de Ouro de atuação.
O discurso de Fernanda Torres foi um dos momentos mais marcantes da noite. Ao receber a estatueta das mãos de Viola Davis, a atriz fez questão de dedicar a conquista à mãe, Fernanda Montenegro. Mais tarde, nos bastidores, ela comentou a confiança inabalável de sua mãe no resultado: “Ela tinha certeza. Eu dizia ‘mas mamãe…’, e ela: vai ganhar. Mamãe, né?”, declarou com um sorriso.
Um marco histórico para o Brasil
A vitória de Fernanda Torres quebra um jejum de 25 anos para o Brasil no Globo de Ouro. A última conquista havia sido em 1999, quando “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles, levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Durante seu discurso, a atriz destacou o impacto duradouro da arte: “Isso é prova de que a arte permanece na vida das pessoas mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”, disse, referindo-se à personagem que interpretou no longa “Ainda Estou Aqui”.
Fernanda Torres protagoniza um filme que inspira
No drama dirigido por Walter Salles, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, uma mulher que enfrenta os desafios de descobrir a verdade sobre o desaparecimento e morte de seu marido, vivido por Selton Mello, durante a ditadura militar no Brasil. A atriz destacou a relevância do filme para o contexto atual: “Com tanto medo no mundo, esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esse.”
Grandes concorrentes, grande vitória
A disputa na categoria de Melhor Atriz foi acirrada. Fernanda Torres enfrentou nomes consagrados de Hollywood, como Angelina Jolie (“Maria Callas”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”), Kate Winslet (“Lee”) e Pamela Anderson (“The Last Showgirl”).
Apesar da competição intensa, a brasileira celebrou o momento ao lado de artistas que admira: “Foi um ano incrível para as performances femininas. Tantas atrizes aqui que admiro tanto”, afirmou emocionada.
O sucesso de “Ainda Estou Aqui” não se limita ao Globo de Ouro. O longa foi ovacionado no Festival de Veneza, onde venceu na categoria de Melhor Roteiro e recebeu uma salva de palmas de dez minutos. No Festival Internacional de Cinema de Vancouver, levou o Prêmio do Público com mais de 40 mil votos. Recentemente, o filme também garantiu uma estatueta no Critics Choice Awards pela atuação de Fernanda Torres.
Chances no Oscar
Com a vitória no Globo de Ouro, as expectativas para o Oscar aumentam. “Ainda Estou Aqui” está cotado para disputar na categoria de Melhor Filme Internacional, enquanto Fernanda Torres pode receber uma indicação como Melhor Atriz.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva também tem chances de concorrer ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino