Fernando Vanucci passa bem após cirurgia e já retorna ao trabalho

Por - 10/11/06 às 13:34

Reprodução

Após passar por uma angioplastia na manhã desta sexta-feira, dia 10, o apresentador do Bola na Rede, Fernando Vanucci, já está instalado em seu quarto, no Hospital do Coração, em São Paulo.

Por conta de artérias entupidas e uma delas calcificada, Vanucci precisou colocar três stents* e permanece internado e em repouso. A cirurgia, comandada pelo Dr. José Renato, foi realizada através da virilha esquerda de Fernando.

“O médico me disse que ele poderá ir para casa no domingo e, provavelmente, já vai apresentar o Bola na Rede ao vivo, sentadinho numa cadeira. Graças a Deus foi tudo bem. Ele está agora ligando para os filhos para conversar e contar que está bem. Agora ele terá de cuidar do estômago, pois foi detectado esofagite, duodenite, gastrite e úlcera”, contou Ale Terra a OFuxico.

Vanucci ficará cerca de 10 horas sem poder movimentar a perna. Ale contou ainda quais as recomendações médicas, daqui para frente.

“Os cuidados que Fernando deverá ter agora é entrar numa rotina de exercícios físicos, continuar uma alimentação saudável que ele já estava seguindo e parar de fumar charuto. O médico nos disse que ele foi atendido a tempo, pois na artéria calcificada ele colocou um stent e na que estava entupida e num estado pior, foram colocados 2 stents. Agora ele vai ter de sossegar um pouco”.

Confira o boletim médico enviado pelo hospital:

"O apresentador Fernando Vanucci foi submetido a uma angioplastia para desobstrução das artérias coronárias e colocação de três stents, na tarde de hoje (10/11), no HCor – Hospital do Coração, em São Paulo. O procedimento foi realizado com sucesso, sem intercorrências. O paciente deverá receber alta neste final de semana".

*Stent
A angioplastia coronária envolve um procedimento de abertura do entupimento de uma artéria do coração, usando-se também um cateter que possui um pequeno balão na sua ponta. Nesses casos, Este balãozinho está envolvido por uma pequena mola de metal em aço inoxidável e entrelaçado, chamada de stent. O balão é colocado vazio no local onde existe o entupimento e então ele é inflado com soro e contraste radiopaco.

Após isso, o stent se abre, pressionando-o contra a parede da artéria. Após o balão ser desinflado e retirado, o stent permanece na posição permanentemente, mantendo o entupimento (vaso) aberto. O procedimento pode ser feito pelo braço direito com um pequeno corte ou pelo punho ou virilha com uma agulha. O mais comum é pela virilha.

A Angioplastia Coronária com colocação de Stent é muito importante, pois, pode evitar que se faça uma cirurgia no coração para colocação de pontes. Todo o procedimento é visualizado através de um CD, exatamente onde foi realizada a abertura da obstrução que causava problemas ao coração.

Fonte: Site do Hospital das Clínicas da Unicamp – http://www.hc.unicamp.br/laboratorios/lab-cateterismo.shtml


×