Filho de Djavan une pai e Daniela Mercury no mesmo palco

Por - 31/05/06 às 11:05

Felipe Panfili

Convidado para participar do Projeto Loucos por Música, Max Viana teve uma idéia: chamar o pai, Djavan, e Daniela Mercury para dividirem o palco com ele. Foi a primeira vez que os dois ídolos se apresentaram juntos e a satisfação foi tamanha que o alagoano e a baiana não descartam a possibilidade de repetirem a dose.

“Quem sabe esse encontro aqui no Canecão, por uma causa para lá de nobre, não possa servir de base para a gente, no futuro, fazer um CD ou DVD juntos?”, diz Djavan.

Daniela, entusiasmadíssima por se apresentar ao lado do cantor, cujas músicas ela sempre cantou, não profissionalmente, emenda: “Vou acabar levando o Djavan para cantar no meu trio elétrico, no Carnaval da Bahia”.

O que mais encantava Daniela, Djavan e seu filho Max era a boa notícia de que o Ministério da Saúde, segundo a cantora baiana, havia dispensado uma verba para os Centros de Atendimentos Psiquiátricos (CAPs), filhotes da Casa das Palmeiras – instituição fundada pela psiquiatra Nise da Silveira e pioneira em tratar distúrbios mentais através da arte. E mais: que adotará a metodologia empregada nesses espaços, que trata os doentes mentais em ambulatório, para a rede pública nacional.

Os três artistas, que foram as estrelas da sétima edição do Loucos Por Música, levaram a platéia carioca ao delírio, na noite de 30 de maio. Para ouvi-los separadamente ou em conjunto, a cantora Ana Carolina, que já se apresentou no Loucos Por Música ao lado de Maria Bethânia e Alcione, ocupava uma mesa do Canecão. 

“Ajudar a Casa das Palmeiras é um dever de todos nós. A causa é muito importante. O Max Viana é um novo talento e a Daniela e do Djavan dispensam comentários. Vim como tiete deles, para curtir o show”, resume Ana Carolina.

A apresentação ficou a cargo de Cissa Guimarães e Cláudio Heinrich, que destacaram a importância de um projeto voltado para a inclusão social do deficiente mental. E antes de Max Viana abrir o show que reuniu seu pai e Daniela, o Harmonia Enlouquecida – grupo formado por pacientes tratados nos CAPs – soltou a voz, demonstrando o quanto estão incluídos socialmente e são capazes de fazer música até com o nome dos medicamentos mais usados no tratamento deles. 

Loucos Por Música

O Loucos Por Música é uma iniciativa pioneira que reúne música e artes plásticas em prol da inserção social de pessoas com problemas psiquiátricos. Em sua segunda temporada, se consolida não só como um grande evento musical, mas também como um importante projeto sociocultural.

Nas seis edições realizadas em 2005, mais de 15 mil pessoas já viveram as emoções proporcionadas por grandes artistas e a arrecadação da bilheteria foi importante para manter aberta as portas de uma instituição que é referência mundial no tratamento de distúrbios mentais através da arte.  


×