Flávia Alessandra tieta Walcyr Carrasco em seu lançamento literário

Por - 28/11/06 às 08:49

Felipe Panfili

“Isso é fila de emprego?”. Coube a Mauro Mendonça o “grito de alerta” na imensa fila que se formou na livraria Travessa, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, no lançamento do primeiro romance de Walcyr Carrasco. O consagrado autor de novelas lançou o livro A Senhora das Velas, na noite de segunda-feira (27). De atores iniciantes à turma de pupilos de Walcyr, não havia mais espaço para tantos elogios. Mas também teve reclamação.
 
Maitê Proença, assim como Mauro Mendonça, reclamaram bastante da fila: “Não li o livro ainda, mas dei bobeira, poderia ter lido todinho durante o tempo que fiquei esperando nessa fila imensa”, disse a atriz, que foi embora antes da chegada de Thiago Fragoso, que furou fila, mas ninguém reclamou. O protagonista de O Profeta foi um dos mais assediados.
 
“Trabalhar com o Walcyr tem sido um encontro. Sinto-me um privilegiado em poder contar com ele. No início tive medo de me aproximar, mas ele mesmo quebra o gelo e começa a zoar a gente”, conta.

Ao mestre, com carinho

Aos mais chegados, o autor escrevia a frase “que a chama da nossa amizade sempre nos acompanhe.” Foram poucos que ganharam essa dedicatória. Flávia Alessandra, a última a chegar ao evento carregando um arranjo de orquídeas, foi uma das privilegiadas.
 
“Lá vem a traidora! E escondida atrás de flores brancas”, disse Walcyr, referindo-se ao fato de Flávia – uma de suas atrizes preferidas – estar na novela de Carlos Lombardi, Pé na Jaca.
 
A atriz, visivelmente emocionada, ganhou um longo abraço.
 
“Estou te assistindo, está linda”, elogiou Walcyr, sob olhares de Otaviano Costa, marido de Flávia.

Festival de elogios

A fila começou pontualmente às 20h e já passava das 23h, quando terminou. Sidnei Sampaio foi um dos primeiros a chegar e não desgrudava do telefone.
 
“Walcyr é responsável pelo divisor de águas na minha carreira”, diz ele, que atuou em Alma Gêmea. 
Nívea Stelmann contava aos quatro conatos que vai estrear um espetáculo teatral do autor em janeiro.
 
“Walcyr me deu personagens que adorei fazer na tevê, agora estarei no teatro numa peça dele! Walcyr faz parte da minha vida, tudo o que ele faz, faz bem, tenho certeza de que esse livro será um sucesso”, elogia.
 
Carol Castro, que vive a vilã Ruth em O Profeta, destacou a sensibilidade do autor.
 
Walcyr tem um toque diferente, cativante. Ele é espiritualista e talvez isso colabore para essa sensibilidade. Ele dá o caminho para o ator encontrar o tom. Estou encantada com o trabalho e ansiosa parta ler o livro”, disse.
 
Mel Lisboa, que nunca trabalhou com o autor, diz que é fã do trabalho de Walcyr.
 
“O que tenho de referência dele é o sucesso que faz com as novelas. Ainda não tive o privilégio de trabalhar numa trama dele”, destacou.
 
Assim como Mel, Malvino Salvador e Marcelo Serrado ainda não conheciam a vertente literária de Walcyr. Já Regiane Alves é uma assídua leitora das crônicas que o autor publica numa revista paulista.
 
“Conheço as crônicas, sempre fui leitora assídua. Em São Paulo a gente tem esse costume, lá é muito comum. Sou super fã do Walcyr, sei que vou gostar desse romance”, apostou Regiane.
 
Fernanda Souza, que vive a desajeitada Carola em O Profeta, não mede elogios ao autor da novela.
 
“Ele é um fofo, tudo de bom. Walcyr é muito bonzinho pra mim. Estou ensaiando uma peça dele, não é a mesma da Nívea, estréio em janeiro”, contou Fernanda.  
 
Paola Oliveira também marcou presença, assim como Juliana Knust, Laila Zaid, Rafaela Lisboa, Daniel Ávila, Fernanda Paes Leme, Fernanda Rodrigues, Mário Gomes, Zezeh Barbosa, Glória Perez, Gilberto Braga, Tiago Santiago entre outros.
 
Os humoristas do Pânico também estiveram no evento, com sua habitual abordagem capaz de inibir os mais descolados, como o diretor Jorge Fernando. Para colocar um fim na brincadeira, Jorginho arriou as calças.

Currículo privilegiado

Novelista, autor teatral, escritor e cronista Walcyr Carrasco combina realismo com fábula e mensagem de esperança em seu primeiro romance. O livro é um relato sobre a lição de que as pessoas são capazes de mudar o próprio destino.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.